Marina Dias - O marqueteiro João Santana comandará a campanha do ministro da Educação, Fernando Haddad, à Prefeitura de São Paulo nas eleições do ano que vem. O publicitário baiano foi responsável pela campanha vitoriosa da presidente Dilma Rousseff, em 2010, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. A preferência por Santana foi principalmente de Lula, e encorajada por vários caciques do PT paulistano que já trabalharam com ele em outras empreitadas eleitorais, como na tentativa de reeleição de Marta Suplicy à Prefeitura da capital paulista, em 2004.Haddad não tem relações pessoais com João Santana, mas deve conversar com a presidente Dilma nos próximos dias e receber a aprovação final para que o marqueteiro assuma de vez as atividades de comunicação de sua campanha já a partir de janeiro.
O desafio
Dirigentes petistas avaliam que o grande desafio de Santana, assim como foi com Dilma Rousseff, será aproximar Haddad da militância do partido e ainda fazer com que ele consiga agregar os votos não só do eleitorado do PT, mas também da classe média paulistana, reduto tradicionalmente fiel ao PSDB.
Assim como a presidente em 2010, Haddad nunca foi candidato a um cargo majoritário, e conta com experiência administrativa e carreira acadêmica. Foi por essa combinação - conduzida com sucesso pelo publicitário na campanha presidencial do ano passado - que Lula se tornou o principal entusiasta para mais uma parceria de Santana com o PT.Os acertos finais para a montagem de equipe e escritório devem acontecer nos próximos meses, para que tudo esteja bem estruturado já no início de 2012. "João deverá se desfazer de compromissos que tem no exterior para se dedicar completamente à campanha de Haddad. Esperamos que esse seja seu trabalho prioritário daqui pra frente", afirma um integrante do alto escalão petista.João Santana ainda foi o marqueteiro responsável por coordenar a campanha do presidente Mauricio Funes, de El Salvador (2009), que venceu a disputa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário