Olhar Digital: Não é de hoje que uma guerra cibernética acontece entre Google e Facebook, especialmente depois do lançamento do Google+. Nos últimos tempos, a disputa só aumentou, com ambas as empresas tentando encontrar formas de seduzir o internauta. E, agora, a rede social de Mark Zuckerberg parece ter fortes aliados na batalha contra a gigante das buscas: Twitter e MySpace.
Um exemplo recente ocorreu no começo do mês, quando o microblog se declarou contra o novo mecanismo de busca do Google, o Plus Your World. Apesar da novidade ter sido vista com bons olhos para alguns, o Twitter descreveu as alterações como ruins para os consumidores e empresas e conteúdo da web, tornando mais difícil o acesso a notícias.
Para quem não sabe, o Plus Your World funciona da seguinte forma: hoje, você depende muito de páginas públicas, criadas por qualquer pessoa. A ideia do Google é manter essa capacidade, mas indexando também conteúdos de seus amigos em redes sociais relacionados ao termo buscado. Em outras palavras, se procurar por um determinado produto ou local, postagens de seus amigos no Facebook ou no Plus, relacionadas ao que foi procurado, também estarão nos resultados, em uma guia separada.
O problema é que existe a possibilidade do Google manipular e priorizar o resultado das pesquisas para as páginas do Google+, ou produtos e programas da companhia - o que levou até a uma investigação do governo americano para saber se essa prática viola as leis antitruste.
Agora, para fechar ainda mais o cerco contra essa novidade, engenheiros do Twitter, Facebook e MySpace têm trabalhado em conjunto para fornecer aos internautas um aplicativo de pesquisa muito mais preciso e social. Uma versão de testes do software está disponível no endereço FocusOnTheUser.org, que dá acesso a próprios algoritmos de busca do Google, mas também a resultados mais populares, sejam eles do Twitter, Facebook ou qualquer outra rede social.
"O quanto melhor seria fazer buscas pelas redes sociais se o Google mostrasse o resultado de todas elas? Criamos uma ferramenta que usa a própria média de relevância do site - o ranking das buscas orgânicas - para determinar qual conteúdo social deve aparecer nas áreas onde os resultados do Google+ estão pré-determinados", diz um texto no Focus On The User.
De acordo com os criadores, o código do serviço será aberto para que qualquer pessoa possa usá-lo e melhorá-lo. Abaixo você assiste a um vídeo com algumas demonstrações do que o software desenvolvido em parceria pelo Facebook, Twitter e MySpace pode fazer:
Nenhum comentário:
Postar um comentário