quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Gregos voltam a protestar contra FMI



Foto: Reuters

O Globo
Os representantes da União Europeia (UE), do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI) — a chamada troika — foram recebidos na terça-feira em Atenas, ao chegar para examinar as contas da Grécia, com uma greve de 24 horas e protestos nas ruas.
A troika prepara um pacote de 130 bilhões que poderá manter o país respirando até o fim de março, quando vence um grande lote de dívidas.
A inspeção da troika está intimamente ligada aos esforços de Atenas para selar um acordo com os credores privados que permita abater mais de 100 bilhões de uma dívida total superior a 350 bilhões.
Segundo o FMI, sem um acordo a dívida grega não entrará em um caminho sustentável compatível com um novo pacote de ajuda. 
Comentário
A Grécia  é o Brasil do passado, é  o Brasil de FHC/Serra/PSDB. Na era FHC o povo também  saiu nas ruas pedindo "Fora  FMI. " O governo de FHC do PSDB  quebrou o país com o neoliberalismo.  As privatizações escusas, corrupta, com muita propina,  como revela o livro A Privataria Tucana, foram a peça chave para ficarmos refém do FMI. 

Nenhum comentário: