sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Planejando as ações de 2012

Por Marcos Imperial - http://marcosimperial.blogspot.com

A presidenta Dilma Rousseff começou hoje uma série de reuniões com ministros para definir estratégias de trabalho em 2012. No primeiro encontro, foram discutidas as metas do plano Brasil sem Miséria. Na segunda-feira, dia 23, haverá a primeira reunião ministerial do governo neste ano.
Conheça aqui as realizações do governo Dilma.
Até o final deste ano, o governo federal pretende incluir mais 320 mil famílias no bolsa família. O Brasil sem Miséria pretende tirar 16 milhões de pessoas da extrema pobreza até 2014 e tem como foco famílias que vivem com até R$ 70 por mês por pessoa. Ampliar o número de estados que complementarem a renda dos beneficiários do Bolsa Família é outra meta para 2012.

De acordo com a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, o Rio de Janeiro foi o primeiro a aderir à complementação e já paga o benefício desde outubro. Mais oito estados também aderiram e passam a pagar a complementação este ano. “Com esse nove estados complementando renda, teremos 450 mil famílias recebendo o Bolsa Família e a complementação. Continuaremos conversando com os estados para que possamos ter novos participando disso que estamos chamando de federalismo social”, observou a ministra, que falou ao final da reunião na manhã de hoje.
Também ficou definido na reunião que será fortalecida a qualificação profissional do público-alvo do Brasil sem Miséria, com a oferta de 300 mil vagas de cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec). De acordo com Tereza Campelo, essa ação será feita em conjunto com estados e municípios.
A ministra disse ainda que uma orientação da presidenta Dilma Rousseff é que, em 2012, o Brasil sem Miséria dedique atenção especial às crianças. “Dilma orientou que tenhamos foco e preocupação grande com as crianças. Em 2011, incluímos 1,3 milhão de crianças no Bolsa Família”, disse.
A intenção é que neste ano 270 mil gestantes e nutrizes recebam o benefício, que já é pago pelo governo desde o ano passado, quando 130 mil mulheres foram atendidas. A reunião de hoje foi a primeira de uma série de reunião setoriais de planejamento comandadas pela presidenta Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: