sábado, 18 de fevereiro de 2012

Aldeota petista

Luiz Edgard Cartaxo de Arruda Júnior - Memorialista - cartaxoarrudajr@gmail.com
As discussões no Olimpo que governa Fortaleza têm tradução similar a folhetim gótico, fazendo parecer à sucessão obra do surrealismo de Salvador Dali. Inusitado é na lista dos 13 pré-candidatos a exclusão do Raimundin, por malabarismo esotérico candidato a vice-prefeito. Teve direito a toda mídia petista, mas como diz o profeta: tudo que é insólito se desmancha no ar. Estranha a ausência deste “Rui Barbosa” presidente do diretório municipal.
Presentes duas mulheres: Luiza Perdigão e Iris Tavares. Cadê os históricos? Nelson Martins, ex-líder do governo e atual secretário de Estado. Auto Filho, primeiro presidente do PT Ceará intelectual, preparadíssimo: 1º apoio a candidatura de Luizianne; Joaquim Cartaxo dirigente do partido conhece nosso urbanismo mais que todos. E o secretário de Estado, Prof. Pinheiro, indicado por Luizianne do qual Cid afirmou: “Ele é o vice que pedi a Deus”. Neste caso a prefeita é comparada ao Altíssimo. Pinheiro também não entra na lista! Assim como o fundador do PT, ex-deputado e ministro de Direitos Humanos, o impoluto médico Mário Mamede presidente do IPM. Na disputa ao Senado com Tasso ganhou em Fortaleza. Fato significativo que a memória do núcleo duro esquece. Mamede é fora da lista.
A carência na arte da apreciação histórica, na dialética da política eleitoral, das chances reais de alcance do poder, com agregação e coesão das diferentes correntes internas do PT e aliados. Plano B, de paraquedas, o advogado do MST, Elmano de Freitas, novíssimo secretário de Educação, enorme potencial político em assentamento. Terá estrada para disputar o comando da 5ª cidade do País? O PT tem nomes. A arte? - Saber escolher.
A desistência de Waldemir Catanho é fato ainda, em sua inteireza, insondável. Inegável bagagem administrativa, eficiente quadro petista. Apoiou o DCE de Luizanne, seu assessor político nos Legislativos. Resistiu à disputa nos parlamentos. Seria ele candidato a prefeito? – Nunquinha. Catanho é dos maiores políticos. Em essência de bastidor e intramuros. Não gosta das luzes da ribalta, faz com galhardia articulação por excelência.
Tem Bruno, o mais votado deputado federal em Fortaleza. A cidade o quer, quem não quer é ela e Cid, por isso grande candidato. Acrísio, presidente da Câmara, e o bom moço vereador Guilherme Sampaio. O candidato do deputado federal Guimarães, Camilo, esquece que a oposição vai fazer mistura da cueca com banheiro. Fico por aqui pra não continuar a pornografia.
Sobra quiçá, para fazer número e raiva, o senador Pimentel, excelente ex-ministro da Previdência. Se eleito prefeito leva ao senado Sérgio Novais, não é de bom tom aos olhos de Cid. Tudo ainda é imponderável. Nem sabemos se a aliança resistirá.
E caso não vingue, mais razões terá o PT para escolher com sabedoria o candidato. A gestão do PT produz profundas transformações sociais e urbanísticas. O processo sucessório não necessariamente será plebiscitário:a favor ou contra Luizianne. Tem grande peso a capacidade administrativa. Variante que não poderá ser menosprezada.Fonte: O Povo.

Nenhum comentário: