sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ausências & Presenças

Apolônio, Kassab, Lula e a 'última bolacha do pacote'...
Pesquei este texto no Blog do Rovai
Kassab e a vaia educativa na festa do PT
Renato Rovai
O PT não é o maior partido político brasileiro à toa. Nele, entre outras coisas, as lideranças nem sempre falam a mesma língua, o que faz com que em muitos momentos para se chegar a uma posição seja necessário um amplo debate.
A última demonstração dessa vitalidade foi a vaia a Kassab na festa dos 32 anos do partido. Engana-se quem acha que a vaia foi da base. Nessa festa estavam apenas os “graduados”. E mesmo com Lula defendendo a tese de que o PT deve fazer um acordo com o prefeito de São Paulo, isso não impediu uma reação que em alguns casos poderia entendida como uma “falta de educação”. Nesse caso não. A vaia foi educativa. Mostrou que partidos não precisam e não devem ser instituições monolíticas.
Há muitas lideranças do PT em São Paulo (diria que hoje a maioria) que estão incomodadas com a aproximação que está sendo tentada com o atual prefeito. Mesmo assim Lula tem insistido na tese de que a fissura entre Kassab e o tucanato é a maior oportunidade que o partido já teve para conquistar não só a prefeitura da capital, mas também o governo do estado em 2014.
Os debates internos estão sendo intensos e os disparos de Berzoini e Marta Suplicy via twitter foram propositais e visavam alertar a militância de que não existe uma opinião uníssona da “cúpula” neste tema.
A vaia a Kassab se insere nesta lógica. As lideranças petistas de todo o Brasil que foram à festa dos 32 anos e ajudaram a apupar o prefeito disseram que são contra a aliança. E que esse assunto não vai ser resolvido na carteirada. Conversando com alguns deles que estavam na festa, o que mais se repetiu é que “reconhecem a liderança e a importância de Lula”, mas consideram que “divergir do ex-presidente também é algo natural e ajuda a fortalecer o partido enquanto instituição”.
Se os articuladores do convite a Kassab para a festa do PT achavam que esse fato poderia ajudar na quebra de gelo entre as partes, se deram mal. Ao invés de quebrar o gelo, o convite ajudou a azedar o leite. A partir dessa vaia os que se posicionam contra o acordo vão se sentir mais à vontade para discordar de Lula. Porque sentiram que não são a minoria. Ao contrário.
A festa de 32 anos certamente vai ficar marcada por este fato. Pela vaia ao prefeito paulistano. Se a vaia vai modificar o rumo das articulações, isso é outra história. Até porque o que este blogue tem ouvido é que um acordo com Kassab pode vir a ser feito de forma não explícita.
A base do prefeito em São Paulo tem vários partidos da base do governo Dilma em Brasília. Entre eles, o PCdoB e o PSB. Seria muito difícil para um petista ser contra um vice do PSB para Haddad. Isso poderia ser uma saída para os dilemas do acordo.
O prefeito parece estar disposto a não ser parceiro de Alckmin nesta eleição. A não ser que o governador apoie Afif. O que parece hoje algo descartado.
Kassab também não está disposto a apoiar Chalita, porque o considera o candidato de Alckmin, principalmente se o PSDB sair com Andrea Matarazzo.
Por isso a aproximação com o PT passa a ser uma saída real. Até porque o PT tem o governo federal. E esse talvez seja o alvo do atual prefeito para o futuro. Conseguir uma participação para o seu PSD no ministério de Dilma. Quem sabe, um cargo para ele mesmo. Que sem o mandato ficaria completamente sem poder.
Nos partidos que não são nem de direita, nem de centro e nem de esquerda ficar sem poder é algo mortal. Sem a caneta este tipo de político tende a desaparecer. Serra que o diga.
GUERRILHEIROS VIRTU@IS: Como sempre, fico procurando pela rede sobre assuntos de interesse e este foi comentado e discutido em vários sites.
O título foi dado devido a algumas coisas: as ausências de Lula (proibido pelos médicos) do saudoso Apolônio (representado por sua companheira, vídeo acima), a presença de Kassab, que levou retumbante vaia e também a ausência d'a última bolacha do pacote
Este(s) último(s) que se fizeram presentes em diversas críticas às 'mudanças' no PT, do qual a maioria saiu e que, na modéstia que lhes é peculiar, se arvoram a terem sido as únicas vozes de esquerda do Brasil (ou teria de dizer do mundo, ou do sistema solar, ou do universo?)
Hoje são - alguns - apoiadores da greve da PM e muitos votam constantemente com o PSDB, o DEMo, PPS e outros afins...
Postei o Rovai por concordar com ele e por ser um dos muitos que vaiaram os Kassab (minha vaia foi à distância, estou no RS).
Os Kassabs não é erro de revisão não, Os Kassabs representam todas as vezes que nosso PT, por este ou aquele motivo, se alia - ou pensa em se aliar com nossos inimigos históricos.
Como está parecendo querer ocorrer em Cuiabá, onde este que tecla estas linhas, está empenhado no apoio à candidatura própria - do Companheiro Vereador Lúdio Cabral e contra conchavos que nos atrelem a outros projetos que não o nosso.
A seguir, lindo vídeo sobre aquele que estaria comemorando 100 anos, foi nossa ficha nº 1, recebeu a maior condecoração francesa por sua luta na resistência contra os nazistas e que tive a honra de conhecer pessoalmente. Tive o prazer de conviver com aquela doçura que era o companheiro, talvez a encarnação do dito de Che: "Hay que endurecer-se, sin perder la ternura, jamás!"

Parabéns Partido dos Trabalhadores, parabéns Apolônio de Carvalho, vida longa Lula!
Luiz Antonio Franke Settineri - SAROBA

Nenhum comentário: