quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Conexões Globais 2.0 inova e atrai mais de 100 mil pessoas

Conexões Globais 2.0: O formato inovador do Conexões Globais 2.0 conquistou o público na rede e nas ruas. Mais de 10 mil pessoas passaram pela Casa de Cultura Mario Quintana de 25 a 29 de janeiro para participar das atividades. A programação diferenciada chamou a atenção de quem visitou Porto Alegre durante o Fórum Social Temático de 2012.
No lugar das tradicionais mesas de debates – com hierarquia e distanciamento entre “especialistas” e “ouvintes” -, o que se viu foi um espaço descontraído, democrático e descentralizado. Esse ambiente favoreceu a interação entre as pessoas e fortaleceu as redes sociais. Quem não estava na cidade também pôde conferir o evento, que foi transmitido ao vivo diariamente, das 14h às 22h, via internet, com mais de 100 mil acessos.

Diálogos, rodas de conversa, oficinas, trocas de saberes e comunicação colaborativa. O Conexões Globais 2.0 criou o palco de um grande encontro entre a Cultura Popular e a #CulturaDigital. Nesse lugar hiperconectado houve espaço para música livre, circo, mostra de cinema, esquetes teatrais, apresentação de Vjs, Djs, cortejo, artes plásticas, fotografia e literatura.
Leia, a seguir, um resumo da agenda mais comentada do FST 2012.
Painéis - Promover a integração entre Estado e sociedade foi um dos objetivos da série de painéis que o Conexões Globais 2.0 realizou. Todos os dias, a partir das 14 horas, num palco montado na Travessa dos Cataventos do centro cultural, gestores públicos, acadêmicos, representantes da sociedade civil, acadêmicos e ativistas debateram os limites e rumos da democracia representativa na era da internet.
Diálogos Globais – Uma conversa multimídia que uniu os cinco continentes em tempo real via rede mundial de computadores: assim foram os Diálogos globais. Direto de países como Japão, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos, integrantes de manifestações que marcaram 2011 como o ano dos “indignados” participaram do evento via webconferência transmitida num telão de LED instalado na Casa de Cultura Mario Quintana.
Direto da capital gaúcha, personalidades como Gilberto Gil, Ivana Bentes, Esther Vivas, Sérgio Amadeu, Pablo Capilé e Antônio Martins também comentaram e emitiram opiniões sobre temas como a mobilização social na era da internet e os rumos da democracia. Sentado em arquibancadas montadas na arena de debates, o público também fez perguntas e expôs pontos de vista.
Oficinas – Capacitar ativistas sociais para o uso de novas mídias foi o objetivo central das 16 oficinas realizadas durante o Conexões Globais 2.0. Mais de 300 pessoas participaram desse verdadeiro intercâmbio de saberes que buscou dar novos significados à tecnologia, atrelando suas funcionalidades à realidade diária de cada um. Foi possível compartilhar conhecimentos em áreas como produção e edição multimídia; ferramentas e estratégias para redes sociais e jornalismo on-line. Atividades lúdicas de grafite e esculturas com lixo eletrônico estimularam o artesanato tecnológico.
Conexões culturais – Maior patrimônio brasileiro, a diversidade cultural esteve presente em cada canto do Conexões Globais 2.0. A programação incluiu música, atração circense, esquetes teatrais, apresentação de Vjs, Djs, cortejo, artes plásticas, fotografia, grafite etc. Entre um debate e outro e ao final de cada dia, o Palco de Diálogos Globais montado na Travessa dos Cataventos da CCMQ, cedeu espaço para a pluralidade musical e o bate-papo entre instrumentos, pickups e tambores.
Desconferências: No espaço mais democrático do Conexões Globais 2.0 quem definiu a programação foram os próprios participantes. Os arganizadores do evento ofereceram dois ambientes para debates autogestionados, com pufes, cadeiras e quadros para escrever. Ao todo, foram realizadas 10 desconferências sobre temas como “Òde Ayé Conectado: interatividade e participação nos blogs do movimento afroalagoano”; “Através dos Tempos “The Game” – Aprendendo e se divertindo!” e “jornalismo hacktivista”.
Comunicação colaborativa – O Conexões Globais 2.0 rompeu a lógica de que as informações são formuladas por “especialistas” e convidou o público a ser protagonista da cobertura mais plural do Fórum Social Temático 2012. A equipe de comunicadores voluntários se formou semanas antes do evento e foi intensificada a cada dia. O resultado superou expectativas e a rede se expandiu: centenas de pessoas publicaram textos e subiram fotos e vídeos em sites e blogs.
Durante os quatro dias do Conexões Globais 2.0, a Agência de Comunicação Colaborativa instalada no quarto andar da Casa de Cultura Mario Quintana reuniu gente interessada em transmitir a visão da sua comunidade, da sua geração, da sua faixa etária e do seu momento. Esse trabalho foi estimulado com a edição do concurso de melhores “coberturas colaborativas” que irá prêmiar autores de textos, fotos e vídeos. O prêmio resulta de uma parceria com a Empresa Brasil de Comunicação.
Parceiros – Sem eles, nada disso seria possível. O Conexões Globais 2.0 reuniu uma coletânea de parceiros e fez do trabalho em conjunto a sua plataforma de atuação. Ao lado do evento estiveram centenas de cooperativas, empresas, coletivos, movimentos sociais, agitadores culturais, mobilizadores, ativistas, produtores, comunicadores e outros grupos que compartilharam sonhos e realizações conosco. Se dúvida, o capital social foi a maior conquista de todos participantes do Conexões Globais 2.0.
Conheça algumas dessas organizações:
Associação Software Livre.org; Blogueiros Progressistas do RS; Campus Party Brasil; Casa de Cultura Digital; Coletivo Catarse; Coletivo Digital, Central Única de Favelas; Circuito Fora do Eixo; Fórum de Mídia Livre; Fórum Internacional de Software Livre; Hotmedia TV; Infovia-RS; Movimento Música Para Baixar; Prefeitura de Canoas; Central Única dos Trabalhadores RS; Procergs; Revista Fórum; Sindicato dos Bancários de Porto Alegre; Agência de Boas Notícias do Guajuviras; Porto Alegre CC; Joner Produções.
Atividades paralelas – O Fórum de Mídia Livre, a Marcha Mundial de Mulheres e o Coletivo Fora do Eixo se hiperlinkaram ao Conexões Globais 2.0 e realizaram encontros paralelos e integrados ao evento, na Casa de Cultura Mario Quintana.
Conexões Globais 2.0 em números:
32 horas de transmissão AO VIVO
mais de 100 mil acessos
Site: 62 mil visitantes
Participantes: mais de 10 mil
100 vídeos
4 painéis
16 oficinas com 300 participantes
10 desconferências
8 diálogos globais
2 palcos
10 atrações culturais
Redes sociais: aproximadamente 300 mil pessoas integram a rede de contatos do Conexões Globais 2.0 no Facebook.
Cerca 500 mil menções no Google
Hashtag #ConexoesGlobais entre os temas mais comentados no Twitter Brasil.

Nenhum comentário: