terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dilma entrega 480 moradias em Recife

Presidenta Dilma abraça a vendedora Marcia Maria no Conjunto Habitacional Via Mangue, em Recife. Em cerimônia, presidenta entregou 480 moradias construídas pelo PAC para as famílias que vivam nas palafitas do Rio Capiberibe. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff entregou hoje (28), em Recife, 480 moradias do Conjunto Habitacional Via Mangue destinadas às famílias que antes viviam nas palafitas às margens do Rio Capiberibe. Depois de visitar a unidade habitacional que receberá a família de Márcia Maria dos Santos, a presidenta fez a entrega simbólica das chaves em cerimônia com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, e o prefeito João da Costa.
“Se você tem um sonho, continue sonhando, porque um dia ele se tornará realidade. Nós vamos ser muito felizes nesse lugar. Nós podemos dizer que temos uma casa digna para criar nossos filhos”, disse a vendedora Márcia Maria, 36 anos, mãe de duas filhas.
O Conjunto Habitacional Via Mangue é uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento com 992 unidades habitacionais. No discurso, a presidenta Dilma ressaltou a importância do acesso da população à casa própria e lembrou a criação do programa Minha Casa, Minha Vida.
“Naquela época, falar no Brasil que a gente ia fazer um programa de casa própria para a população era um verdadeiro escândalo. O Minha Casa, Minha Vida dá certo, porque resolve focar, colocar luz, centrar atenção numa questão fundamental, que é a casa. Para o povo ter casa, o governo tinha que ajudar. O dinheiro sai da Caixa Econômica e vai direto para quem compra a casa. Isso é o que está permitindo que cada vez mais pessoas tenham casa.”
A presidenta Dilma também anunciou R$ 2 bilhões em investimentos pelo PAC Mobilidade Urbana para a infraestrutura viária de Recife e para a navegabilidade do Rio Capiberibe. Metade dos recursos sairá do Orçamento Geral da União. A outra metade será financiada ao estado e ao município.
“Nós não podemos relegar, abandonar, deixar as nossas cidades degringolarem, entrar em decadência. Por isso, essa iniciativa que tomamos aqui hoje, de investir R$ 2 bilhões em parceria com o governador e prefeito”, afirmou.
Segundo a presidenta, o Brasil, que antes experimentou um modelo de crescimento excludente, agora distribui renda e melhora a vida da população.
“Muitos países crescem, mas, na maioria, a renda não se distribui, se concentra. Uns ficam mais ricos e outros ficam pobres. A diferença do nosso modelo é que nós queremos um crescimento em que, ao mesmo tempo que o país cresce, o povo cresce junto. A primeira prioridade deve ser o acesso do povo brasileiro à riqueza que o país produz.” Fonte: Blog do Planalto.

Nenhum comentário: