domingo, 12 de fevereiro de 2012

Gabinete Digital do RS é destaque em blog espanhol

RS Urgente: O blogueiro espanhol Bernardo Gutierrez destaca em seu blog Código Aberto a experiência do Gabinete Digital, no governo do Estado do Rio Grande do Sul, como uma política que aponta para mais além da “democracia representativa unidirecional” e dos “parlamentos estáticos”. Como não podia ser diferente, diz Gutierrez, a experiência surgiu em Porto Alegre, a cidade que viu nascer o Orçamento Participativo e o Fórum Social Mundial. Ele escreve no Código Aberto:
“O governador Tarso Genro – que foi ministro de Educação, Relações Institucionais e Justiça na era Lula – lançou em maio de 2011 este projeto de participação cidadã. O Gabinete Digital – Democracia em Rede não é outra coisa que um retorno tecnológico da ideia do Orçamento Participativo. Os cidadãos do Estado do Rio Grande do Sul encontram no Gabinete todo tipo de ferramenta para dialogar com seu governo. Interessante: o Gabinete parece ter entendido que abrir perfis em redes sociais não é sinônimo de diálogo. A política 2.0 está construída mais com vontades que com tecnologia. E, por isso, na página do Gabinete Digital o cidadão encontra algumas seções que deixaria boquiaberta a maioria dos políticos desse neolítico espanhol chamado 2012”.

Gutierrez destaca as quatro principais ferramentas do Gabinete Digital: Governador responde, Governador pergunta, Agenda colaborativa e Dados abertos. Além disso, elogia, o portal utiliza software livre e licenças Creative Commons. “É certo que o Gabinete tem alguns problemas ou detalhes que podem ser melhorados. Mas é um salto quântico da democracia representativa para a democracia participativa”, conclui.

Nenhum comentário: