quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A Impaciência, Política e Eleição

Joaquim Cartaxo(*)
Com o título “A Impaciência, Política e Eleição”, eis artigo do vice-presidente estadual do PT, Joaquim Cartaxo. Para ele, não é prudente seu partido definir logo nome para a disputa em Fortaleza. Seria jogar o ungido à fúria da oposição. Confira:
Impaciência não é recomendável na atividade política, em especial na disputa eleitoral em que o detalhe pode destruir o todo. Nessa passo, a quem interessa o PT indicar o nome de seu candidato a prefeito de Fortaleza já, quando o aconselhável é adiar essa decisão ao máximo? Por que indicar o nome já, quando estamos a mais de cinco meses das convenções partidárias que oficializarão os candidatos a prefeito e a vereador?
O anúncio do nome, já, interessa somente aos adversários que dependem dessa definição para atacar o escolhido e organizar sua participação na pré-campanha eleitoral. Como essa decisão ainda não ocorreu, a oposição está parada, sem atitude.

Quanto mais o tempo passa, a pressão aumentará para que o PT indique seu candidato. Entretanto, o momento dessa decisão faz parte da agenda tática que interessa ao partido e seus aliados. Sublinhe-se ainda que não há aliado abandonado, pois todos compõem a gestão popular de Fortaleza e participam da implantação dos programas, projetos e ações com suas possibilidades e limites políticos e técnicos.
Os vereadores Guilherme Sampaio e Acrísio Sena, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza; os deputados Artur Bruno e Camilo Santana, secretário de estado das cidades; e o secretario municipal de Educação, Elmano de Freitas são os pré-candidatos em debate no Partido dos Trabalhadores. Dentre eles, a seleção de quem representará o PT como candidato a prefeito na disputa eleitoral de 2012 será dos filiados do partido em Fortaleza, por meio de encontros ou prévias realizados para essa deliberação. Portanto, o escolhido será uma decisão da maioria partidária que é uma prática histórica de um partido que completou 32 anos no dia 10 de fevereiro.
* Joaquim Cartaxo,
Arquiteto, mestre em planejamento urbano e regional e vice-presidente estadual do Partido dos Trabalhadores.
Publicado originalmente no Blog do Eliomar.

Nenhum comentário: