sexta-feira, 20 de abril de 2012

2º Webfor na visão do blogueiro Voltaire Xavier

É incrível como alguns blogueiros incomodam a "velha mídia". O episódio mais recente foi o envio de um correspondente da Folha de São Paulo para a cidade de Fortaleza, na tentativa de criminalizar o 2º WebFor - Fórum de Comunicação Digital, que aconteceu entre os dias 13 e 15 de abril, no Gran Marquise Hotel.
O que a mídia golpista queria, como bem considera o jornalista Paulo Henrique Amorim, da Rede Record e do Blog Conversa Afiada, era fazer de tudo para que o ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu (PT), deixasse de comparecer a este encontro de blogueiros progressistas. E foi o que ocorreu para a frustração do público presente, a maior parte formada por estudantes de Comunicação Social e blogueiros do Interior do Ceará.

Mesmo com a ausência do principal palestrante, o evento transcorreu num clima de muita discussão, apesar das várias falhas de ordem organizacional, como credenciamento fora do horário, mudanças em vários painéis e atraso em algumas mesas.
Para este Blogueiro, que esteve presente durante os três dias de encontro, os principais pontos positivos foram as palestras de Marcelo Branco (RS) sobre "programa internacional de estudos superiores em software livre na Universidade Aberta de Catalunha"; Júlio César Araújo (CE), que é pesquisador de linguagem e professor do programa de pós-graduação em linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC); deputado federal Artur Bruno (PT), que abordou o trabalho da Frente Parlamentar pelo Marco Regulatório das Comunicações; senador Inácio Arruda (PCdoB), que falou sobre o Senado e a luta pela democratização das comunicações; jornalista Messias Pontes (Rádio Cidade), que teceu comentários sobre o papel da mídia contra os interesses da Nação; Lila Dourado (CE), que tão bem explorou o tema "A importância do cidadão nas mídias sociais" e Altamiro Borges (SP), que encerrou o evento com o tema "Queremos falar: a luta pela liberdade de expressão e contra o monopólio midiático".
Vale lembrar que o 2º WebFor foi bastante prestigiado por autoridades políticas, dentre elas, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Acrísio Sena (PT); a deputada estadual Rachel Marques (PT), o deputado federal Artur Bruno (PT), o senador Inácio Arruda (PCdoB), o vereador Leonelzinho (PTN), o secretário especial da Copa Ferrúcio Feitosa (PSB) e o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Arvelaiz.
Entre os blogs presentes queremos registrar a presença dos seguintes veículos: Blog Saboeiro Existe, Blog do Voltaire Xavier, Blog Novo Oriente Vip, Blog da Dilma, Blog Thiago Aguiar (RN), Iguatu.Net, Blog Carlos Emanuel e Blog A Voz, dentre outros.
É bom lembrar que durante a abertura do evento, na noite da última sexta-feira (13), foi realizada a cerimônia de entrega do Troféu WebFor 2012, com show de forró do cantor Diassis Martins e banda, além de um delicioso coquetel regado a whisk Red Label e refrigerante.
O evento teve patrocínio do Governo do Ceará, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Ceará, da Câmara Municipal de Fortaleza, do Banco do Nordeste (BNB) e do Gran Marquise Hotel.
Detalhe: No domingo (15) aconteceu a "Desconferência" com a realização de cinco oficinas. Este blogueiro e escriba participou da oficina 4, que teve como tema: "Conexões globais e poder local - jornalismo, participação e democracia nos blogs do interior", com três palestrantes (jornalista Alberto Perdigão, ex-TV Verdes Mares; Emerson Damasceno e Alex Santana, do site Iguatu.Net).
Convite: O IX Encontro Estadual dos Jornalistas, Radialistas e Blogueiros do Ceará, promovido pela Aceji - Associação Cearense de Jornalistas do Interior - ocorrerá no próximo dia 05 de maio (um sábado), na cidade de Saboeiro, conforme divulgado pela blogueira Aécia Leal, do Blog Saboeiro Existe, durante o 2º WebFor. Vale lembrar que sairá um ônibus daqui de Fortaleza direto para Saboeiro, no dia 04 de maio. Participe e leve consigo toda a sua inteligência. Mais informações em breve!
Fonte: Blog do Voltaire Xavier

Nenhum comentário: