sábado, 7 de abril de 2012

José Dirceu vem ao Ceará defender criação de órgão regulador para mídia

A imprensa nacional começa a destacar o grande tema do 2º WebFor, que acontecerá em Fortaleza, nos dias 13, 14 e 15 de abril. A abertura será na Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará, localizada no bairro do Benfica, e terá como palestrante o ex-ministro do Governo Lula, José Dirceu que falará sobre o AI-5 DIGITAL, projeto de autoria do deputado federal, Azeredo(PSDB/MG), que pretende censurar a liberdade da internet. Zé Dirceu defenderá o Marco Regulatório das Comunicações, que a maioria dos países do primeiro mundo já adotaram, e nossa imprensa tenta enganar o povo brasileiro dizendo que é a volta da censura. O Portal Ceará Agora e o jornal Folha de São Paulo comentaram a respeito da vinda do Zé Dirceu a Fortaleza, vejamos:
Para ele, a criação de um marco regulatório para a comunicação é o que o Brasil precisa para entrar no século 21.
Por: Kyara Aires
Fortaleza vai receber a visita do ex-ministro Chefe da Casa Civil (PT), José Dirceu, na próxima sexta-feira (13), como informa o jornalistaRoberto Moreira.
Dirceu defende a criação de um órgão para regular os meios de comunicação do país e sua visita promete incendiar o debate sobre a 'Democratização da Comunicação' promovido pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
A democratização da comunicação é um assunto polêmico. O fantasma da censura, vivido no período da ditadura militar, ainda apavora a sociedade brasileira. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, Dirceu acredita que a "regulação da mídia não é censura à mídia", e que o Brasil deve seguir exemplos de países como EUA, Inglaterra e França, que possuem órgãos reguladores, e adaptar os conceitos à nossa realidade.
O governo federal estuda criar um órgão para regular o conteúdo do setor de telecomunicação e radiodifusão do país. A Agência Nacional de Comunicação (ANC) substituiria a Agência Nacional do Cinema (Ancine), e teria poderes para aplicar multas em caso de programação considerada abusiva ou imprópria para determinado horário, e proibiria a concessão de emissoras de rádio e TV a políticos em mandato.
O projeto de criação da ANC está nas mãos de um grupo de trabalho coordenado de Franklin Martins, ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom). A proposta ainda não foi finalizada e Martins entregá-la concluída até o final do ano a presidente Dilma Rousseff.

Nenhum comentário: