quarta-feira, 2 de maio de 2012

Evo Morales estatiza quatro empresas de energia elétrica na Bolívia

O governo do presidente boliviano, Evo Morales, estatizou, neste sábado, quatro empresas de energia. As informações são do presidente da estatal Empresa Nacional de Eletrificação (Ende), Roberto Peredo. Duas das empresas nacionalizadas tinham capital estrangeiro. A Corani, controlada em 50% pela Inversiones Ecoenergy Bolivia, era uma susidiária da francesa GDF Suez. A maior geradora de eletricidade do país, a Guaracachi, tinha 50% de participação da britânica Rurelec PLC.

As empresas locais estatizadas são Valle Hermoso, da boliviana Panamerican Investment, além da distribuidora Empresa de Luz y Fuerza Eléctrica de Cochabamba (Elfec), que pertence a um grupo de trabalhores e executivos boliviano.
"Estivemos toda a manhã neste processo de recuperação. Conquistamos as centrais térmicas de Guaracachi, Valle Hermoso, Carrasco, além de outras pequenas, e não poderia ser de outra maneira em Corani", afirmou Peredo, durante uma cerimônia pública realizada na central elétrica de Corani, na região de Cochabamba.
De acordo com o presidente Evo Morales, o Estado controla 80% da geração de energia do país e disse que planeja chegar a 100%.

Nenhum comentário: