terça-feira, 1 de maio de 2012

Luizianne começa a divulgar números das duas gestões

Inclusão na educação
Segundo a prefeita quando assumiu em 2004 apenas 184 alunos com deficiência frequentavam as escolas municipais. Hoje, cerca de 2,5 mil crianças estão matriculadas nas escolas da prefeitura de Fortaleza. Na mesma época eram apenas nove escolas com acessibilidade e hoje são 51. Foi o maior crescimento entre todas as capitais do Brasil.
Creches: Luizianne afirma que fez mais que todos
Segundo a prefeitura, na gestão Luizianne Lins tudo mudou na área das creches. Quando recebeu a prefeitura em 2004 eram 82 e todas fechadas. Ela está entregando 139 creches. A partir de 2009 foram implantados e instalados os Centros de Educação padrão MEC.

Tempo Integral: Luizianne diz que mudou a educação em Fortaleza
Segundo a prefeitura, em 2004, quando Luizianne Lins assumiu, o município tinha apenas uma escola funcionando em horário integral.
Em 2011 cerca de 194 escolas já funcionavam em tempo integral atendendo 30 mil alunos. Os estudantes recebem aulas desportivas, culturais e de reforço escolar. Eles ainda têm aulas de Xadrez, Judô, Robótica, Ballet, letramento, música e inclusão digital.
Informática: Luizianne afirma ter mudado as escolas e a cabeça da juventude nas escolas com a chegada da internet
Segundo a prefeitura, quando Luizianne Lins recebeu o município em 2004 herdou 54 laboratórios de informática parados, sucateados e precários sem internet.
Desde 2011 estão funcionando 240 laboratórios de informática com internet. São em média 18 computadores por laboratório. Segundo ainda a Secretaria de Educação de Fortaleza, estão sendo implantados 70 laboratórios de informática educativa móvel. A maioria já está em funcionamento. Cerca de 96 notebooks estão disponíveis por escola.
Na escola Monteiro Lobato tem um computador por aluno. São 444 estudantes beneficiados. É só ir até lá e conferir, segundo a prefeita Luizianne Lins.
Transporte Escolar: Nessa área a prefeita diz que mudou a vida dos estudantes para melhor
Em 2004, quando recebeu a gestão municipal, a prefeita afirmou que não recebeu e que não existia transporte escolar. Em 2012 já transporta mais de 11 mil alunos por dia. São 84 ônibus novos. Os ônibus eram da CTC que faliu na gestão Juraci Magalhães e a prefeita recuperou em sua gestão. Luizianne Lins convida a oposição e a população para conhecer o projeto de transporte escolar de sua gestão.
Anexos e Infraestrutura: os anexos, prédios e casas alugadas pela prefeitura eram uma imoralidade, diz a prefeita. Ela reduziu e moralizou.
A partir de 2004, quando assumiu a prefeitura, Luizianne Lins passou a cumprir uma promessa: reduzir os anexos na administração municipal. Neste ano eram 155 anexos. Hoje são apenas 38 anexos. A partir de 2005 reformou 243 escolas, ampliou 49, construiu 31 novas unidades de ensino e comprou 34 que foram reformadas e estão no padrão MEC.
Segundo Luizianne Lins, há sete anos o município tinha 205 escolas patrimoniais hoje são 270. São mais de 900 novas salas de aula. São 5,17 escolas reformadas, construídas, adquiridas ou ampliadas por mês. Todas no padrão MEC. A prefeita cita ainda que recebeu apenas nove escolas no padrão MEC e são 25 unidades. Cerca de 250 escolas do município estão ligadas ao SIMBE que é o Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares.
Alimentação Escolar: Escândalo no passado merenda na prefeitura é exemplo para o Brasil, segundo a prefeita
Luizianne Lins relata que quando assumiu a alimentação escolar era precária, os alimentos de baixa qualidade e sem os nutrientes necessários. Pior ainda, não existiam profissionais capacitados para acompanhar a elaboração do cardápio e checar a qualidade da alimentação e o mais grave faltava merenda todos os dias. A merenda foi motivo de CPI e cassação de um deputado estadual por desviar o dinheiro. Hoje tudo é transparente e funciona.
Segundo a prefeita, são fornecidas 300 mil refeições por dia nas escolas com o cardápio variado a base de carnes, ovos, frutas, verduras, leite e massas.
Ela convida qualquer cidadão para provar a comida das escolas. Tudo elaborado e acompanhado por oito nutricionaistas, três engenheiros de alimentos, três economistas domésticos e 60 estagiários. Cerca de 700 merendeiras trabalham na preparação das refeições com acompahamento dos profissionais.

Nenhum comentário: