segunda-feira, 11 de junho de 2012

A unidade do PT e Fortaleza é mais PT

Por Íris Tavares*
A conjuntura política é resultante da atualização de várias agendas e debates que se estabelecem entre as esferas públicas, os movimentos organizados e legitimados na luta cotidiana pela cidadania que se situa no recorte espacial e privilegiado da cidade.
O debate sobre a cidade é fundamental na perspectiva em que a compreensão e a tradução dos olhares, das relações de poder e da construção permanente da participação dos diferentes atores constituem-se os elementos determinantes para o projeto político que se deseja afirmar, a fim de promover e fortalecer o processo democrático e participativo.
A avaliação dos sete anos do governo petista de Fortaleza sinaliza para a militância social e partidária em que os rumos trilhados pelo governo têm consequência direta na medida em que os indicadores sociais superam os resultados que historicamente demarcaram décadas de governos sem transparência e que acabaram desbotados nas manchetes de jornais por corrupção e pelo uso indevido dos recursos públicos.
A prefeita Luizianne Lins inaugurou uma nova agenda política em Fortaleza. Faz um governo pautado na inversão de prioridades e traz para a cena cotidiana da gestão da cidade temas como direitos humanos, políticas públicas para mulheres, políticas públicas para a juventude, políticas públicas para pessoas com deficiência, a igualdade racial, a diversidade sexual entre outros temas que impactam e se destacam nos contextos estadual e nacional.
A agenda propositiva para o serviço público municipal em curso visa debater, aprofundar e acumular novas práticas e uma nova cultura para o serviço público, tendo a formação e a qualificação como meio para se atingir a excelência no serviço público; exemplo disso é a criação da Escola Municipal de Administração Pública – ESMAP, mediante a cooperação com a Escola Nacional - ENAP. A elaboração da política municipal de desenvolvimento de pessoal e qualificação do serviço público faz parte do compromisso com a valorização do servidor. Garantir o aperfeiçoamento da competência e da capacidade com visto à resolutividade dos problemas que cercam a municipalidade. A implantação dos 14 PCCS, com forte impacto nas categorias referentes saúde, educação e da gestão pública, depois de anos e anos de desleixo e esquecimento dos antigos gestores.
A implantação do Orçamento Participativo faz do governo de Fortaleza um aliado e promotor de diálogos fundamentais para o emponderamento de cidadãos que se motivam e se estimulam a pensar a cidade para contribuir com as políticas públicas para o município, assim como para o Plano Diretor Participativo, que constrói lastros e rompe com velhos paradigmas das relações de poder. Essa parceria justifica o zelo e o debate político que a cidade resguarda. Em “Debates Tópicos Utópicos”, a presença de teóricos, estudiosos e militantes da América Latina tem contribuído para um pensar atualizado da política, da economia, da sociedade, das crises do capitalismo no mundo globalizado. São momentos de muita riqueza política e ideológica em que se acumulam teoria e prática na perspectiva das possíveis transformações do modelo de sociedade que se quer plena, humana, solidária e socialista.
A sucessão da Prefeita Luizianne não se resume em um nome petista de maior ou menor densidade eleitoral. Supera o pragmatismo. O elemento fundante reside na política, no envolvimento direto com o modelo de gestão que se implementa, a maior proximidade possível do que se pode considerar como política pública comprometida com o nível de desenvolvimento das pessoas, considerando que há um processo de transformação em curso na cidade; esse processo teve inicio no primeiro ano da primeira gestão da prefeita Luizianne.
O Encontro Municipal 2012 PT Fortaleza, que ocorreu no domingo, 3 de junho, foi a síntese de um debate rico, respeitável e maduro, que perpassou por todas as instâncias partidária. Os meses que antecederam o encontro foram decisivos para dirigentes, filiados e militantes que mantiveram suas atenções voltadas para uma conjuntura que exige uma avaliação do governo em todos os aspectos, assim como uma análise sobre a desenvoltura e o papel do partido, ou seja, plenárias setoriais e zonais com a presença de dirigentes nacionais do PT e a visibilidade necessária por meio das mídias. O encontro deixou claro que o PT tem suas lideranças, mas quem decide são os filiados, os delegados e a própria militância.
Na atual conjuntura, em que se deseja aprofundar o modelo da gestão petista e contribuir na construção de uma sociedade socialista, o companheiro Elmano Freitas apresenta uma disposição e reúne condições que convence e unifica os militantes das várias correntes políticas do PT. A decisão de tê-lo como representante e defensor da gestão que caminha a passos largos, vem mudando significativamente o desenho social da cidade e tem feito bem ao povo de Fortaleza é acertada, reúne e encoraja o conjunto do partido para o debate qualitativo com as comunidades. A unidade construída pelos petistas surpreende, pois revela atitudes de muita generosidade, grandes gestos, como o abraço e o sorriso largo do grande companheiro Artur Bruno ao se dispor estar com a militância petista no debate, em defesa do projeto petista na cidade de Fortaleza a fim de apresentar Elmano Freitas para dirigir, trilhar e aperfeiçoar o governo da participação popular.
* Íris Tavares
Historiadora e membro do Diretório Estadual do PT-CE
Publicado originalmente no site do PT Ceará.

Nenhum comentário: