quinta-feira, 5 de julho de 2012

Desconferências encerram Fórum da Internet @forumbr

Alberto Perdigão* – jornalista, editor do Blog da Dilma
Oito desconferências estão agendadas para esta quinta feira, o último dia do Fórum da Internet no Brasil, promovido pelo Comitê Gestor da Internet-CGI, no centro de convenções de Olinda (PE). Desconferências são reuniões abertas, sobre um tema livre, proposto por qualquer participante, e onde todos debatem de forma horizontal, repetindo o espírito autoral e colaborativo proposto pela Rede Mundial de Computadores. Na lista de temáticas expostas no pátio do evento, aparecem a Associação do Software Livre; Dados abertos; Internet, só amanhã – acesso ou controle; Plenária do 3º setor no CGI; Recursos educacionais abertos – apresentação de livro e debate sobre perspectivas; Crítica da Internet americana – por uma Internet.br; Cultura e Internet; e Partido Pirata (www.partidopirata.org) – convenção de fundação.
Outras cinco mesas fazem parte da programação de hoje, contemplando áreas de interesse que vão do ativismo político à pesquisa científica. Os temas são os seguintes: Os desafios da implementação do IPv6; Como será a Internet do futuro: os caminhos da pesquisa; Métricas e modelos de análise do que ocorre nas redes digitais; O novo ativismo em rede, ciberguerra e segurança informacional; e Lei de acesso à informação e dados abertos na web. A plenária final começa logo mais às 14 horas, quando serão apresentadas as sínteses das propostas encaminhadas ontem, nas cinco trilhas de discussão. Depois das possíveis alterações, o documento vai para redação final. Só depois será publicado no site do Fórum (www.forumdainternet.cgi.br), para servir de carta de orientação das reivindicações do CGI e da luta dos movimentos sociais.
Protesto
O Fórum da Internet tem 700 inscritos de vários segmentos e de todas as regiões do país. Destes, 500 foram convidados pelo CGI, que está bancando as passagens aéreas, a hospedagem além de uma ajuda de custos de até R$ 900,00. A organização foi elogiada, mas alguns participantes condenaram o descuido com a preservação do meio ambiente. Num protesto bem humorado, um copo de isopor usado para servir o cafezinho foi colado no quadro de reclamações, com um cartaz intitulado Insustentável Agressor. Um texto completa a manifestação: “Uma vaia para a enorme quantidade de plástico que está sendo utilizado neste evento”.
*Viajou a convite do CGI.

Nenhum comentário: