sábado, 21 de julho de 2012

Fortaleza: Moroni do DEM lidera pesquisa do DATAFOLHA

O candidato Moroni Torgan (DEM) lidera a primeira rodada de pesquisas O POVO/Datafolha para a eleição municipal de Fortaleza. Moroni obteve 27% das intenções de voto, na pesquisa estimulada (que apresenta um cartão com o nome de todos os candidatos para o eleitor escolher).
Em seguida, estão os candidatos Inácio Arruda (PCdoB) e Heitor Férrer (PDT). Inácio registrou 14% das intenções de voto e Heitor, 11%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Logo abaixo, estão Renato Roseno (PSol) e Marcos Cals (PSDB), ambos com 6%, Roberto Cláudio (PSB), com 5%; e Elmano de Freitas (PT), com 3%.
Um dado que chama a atenção é o fato de 21% dos eleitores não saberem em quem votar. É um índice muito alto, mesmo para o início da campanha. Em 2004, por exemplo, o índice de indecisos da primeira pesquisa O POVO/Datafolha, realizada em 21 de julho, era de 9%. Em 2008, na pesquisa de primeiro de agosto, era de 6%.
A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 831 eleitores com 16 anos ou mais na cidade de Fortaleza entre os últimos dias 18 e 19 (quarta e quinta-feira). A pesquisa possui amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. Ele possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE com o número CE 00004-2012.
O resultado completo da pesquisa você confere na edição impressa do O POVO deste domingo.Fonte: O Povo.
Moroni à frente também na espontânea
O candidato Moroni Torgan (DEM) também lidera a pesquisa espontânea, com 7% das intenções de voto, na primeira rodada do levantamento feito pelo Datafolha e publicado no O POVO deste domingo. Na sequência, aparecem os candidatos Heitor Ferrer (PDT), com 4%; Roberto Claudio (PSB), Inácio Arruda (PCdoB), Renato Roseno (PSol) e Elmano (PT) 2%, cada; Marcos Cals (PSDB), com 1%; e com menos de 1% Professor Valdeci (PRTB).
A espontânea avalia o voto mais consolidado, aquele em que o eleitor lembra o nome do candidato sem lhe ser apresentado a lista com os nomes. O percentual de eleitores indecisos alcança 71%, quando não há apresentação de lista.
A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 831 eleitores com mais de 16 anos em Fortaleza entre os dias 18 e 19/7. A pesquisa é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TRE com o número CE 00004-2012.
Leia os detalhes da pesquisa na edição impressa do O POVO deste domingo.
O “líder” na rejeição também é Moroni
Ao mesmo tempo em que lidera as pesquisas, Moroni Torgan também é o candidato que sofre a maior rejeição do eleitorado de Fortaleza: 27% dos entrevistados da pesquisa O POVO/Datafolha dizem que não votariam nele de forma alguma. É exatamente o mesmo percentual de eleitores que dizem votar em Moroni na pesquisa estimulada. Em seguida, vem o candidato Inácio Arruda (PCdoB),com 20% de taxa de rejeição.
Em seguida aparecem os demais candidatos, todos empatados entre si:
Marcos Cals (11%); Elmano de Freitas, Heitor Ferrer, Roberto Claudio e Gonzaga (10%, cada); André Ramos e Renato Roseno (8%, cada); e finalmente, Professor Valdeci 7%.
A pesquisa O POVO/Datafolha ouviu 831 eleitores com mais de 16 anos em Fortaleza entre os dias 18 e 19/7. A pesquisa é um levantamento por amostragem estratificada por sexo e idade, com sorteio aleatório dos entrevistados. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TER com o número CE 00004-2012.
Leia os detalhes da pesquisa na edição impressa do O POVO deste domingo.

Nenhum comentário: