sábado, 3 de novembro de 2012

MEC identifica fonte de boato sobre Enem cancelado e avisa PF

Reproduzido do Estadão: A Polícia Federal investiga o caso de um usuário do Twitter que espalhou boatos de que o Enem 2012 foi cancelado. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a informação é falsa e partiu do perfil chamado Chora Minha Nega (@gui_pangua), que se descreve como "Um cara que não tem o que fazer e fica o dia inteiro na internet". Ele postou a primeira mensagem com a hashtag #Enem2012Cancelado às 10h08. A palavra-chave alcançou o 4.º lugar dos Trending Topics mundiais na manhã deste sábado, 3.

Às 12h04, @gui_pangua postou: "fui almoçar q quando volto sou foragido da pol. federal" (sic).
O Enem 2012 começa neste sábado, 3, para 5,7 milhões de estudantes de todo o País. Eles devem chegar aos locais de prova ao meio-dia, horário de Brasília. Os exames terão início às 13h. Hoje serão aplicadas 45 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e 45 de Ciências da Natureza. O tempo de prova é de 4h30.
Neste domingo, 4, serão aplicadas as provas de Linguagens e Códigos e de matemática, além da redação. O exame deverá ser resolvido em 5h30.
O Enem será utilizado como critério de acesso para cerca de 90% das vagas das universidades federais, conforme anunciou ontem o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Participar do exame também é pré-requisito para ingresso no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para solicitar bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).
Para fazer as provas e a redação e preencher o cartão de respostas, o candidato terá de usar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilitará a leitura óptica do cartão de respostas.
Todo o material que o candidato levar para a sala de provas, como lápis, lapiseira e borracha, deve ser colocado na embalagem porta-objetos a ser distribuída a todos os participantes na entrada da sala e depositado na parte inferior da carteira. Depois da prova, o estudante deve levar para casa a embalagem com os objetos.
Documentos
Para fazer as provas do Enem, não é obrigatória a apresentação do cartão de inscrição, mas o candidato precisa obrigatoriamente levar documento de identificação original, com foto. Serão aceitos:
- Cédula de identidade ou RG, emitida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar ou Polícia Federal;
- Identidade expedida pelo Ministério das Relações Exteriores para estrangeiros;
- Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classe que, por lei, tenham validade como tal;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social;
- Certificado de Reservista;
- Passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação, com foto.
Em caso de perda do documento de identificação, o candidato deve apresentar boletim de ocorrência com data de no máximo 90 dias antes da prova.
Eliminação
O candidato também deve ficar atento aos motivos que podem eliminá-lo do Enem:
- Fazer qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante;
- Usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos;
- Deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do exame.
Caderno de questões

Somente os participantes que saírem da sala nos 30 minutos que antecederem o término das provas podem levar para casa seus cadernos de questões. Os três últimos presentes na sala só serão liberados juntos.

Nenhum comentário: