sábado, 16 de fevereiro de 2013

Conclave que definirá substituto de Bento XVI pode ser antecipado

Acesse e divulgue o maior portal da presidenta Dilma: BLOG DA DILMA.
O Vaticano informou neste sábado (16/02) estar avaliando a antecipação do processo de escolha do futuro papa, previsto inicialmente para o dia 15 de março. Segundo o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, há possibilidade de reinterpretar as regras vigentes devido à circunstância extraordinária gerada pelo inesperado anúncio da renúncia de Bento XVI na última segunda-feira (11/02).
De acordo com as normas atuais, o conclave deve ser realizado de 15 a 20 dias após a data em que o papa abandona suas funções. Bento XVI deixará o posto no dia 28 de fevereiro.
O prazo estipulado permite que cardeais atuantes em diferentes partes do mundo se dirijam ao Vaticano para participar do processo de eleição, realizada a portas fechadas na Capela Sistina.
“A situação desta vez é diferente, já que a constituição fala neste prazo para dar tempo aos cardeais chegarem a Roma. Neste caso, é possível que todos os cardeais tenham chegado e não seja preciso esperá-los. A constituição pode ser interpretada”, disse o porta-voz.
A escolha do futuro ocupante da hierarquia máxima do Vaticano será feita por um conclave de 117 cardeais, dos quais 19 são latino-americanos. Destes, cinco são brasileiros.
Clérigos de 50 países têm direito a voto. A Europa é o continente mais representado, com 61 cardeais eleitores. Destes, 46% são da Itália, tradicional terra natal do papado, mas que não se vê representada na cume da hierarquia católica há 35 anos.
Opera Mundi elaborou um raio-x do conclave que definirá o substituto de Bento XVI, confira o infográfico:
Fonte: Opera Mundi.

Nenhum comentário: