quinta-feira, 28 de março de 2013

Guebuza e Dilma Rousseff passam em revista cooperação durante encontro em Durban

Acesse e divulgue o BLOG DA DILMA
Reproduzido do Portal África 21 Digital
Durban - Moçambique e Brasil reafirmaram, quarta-feira (27), disponibilidade para continuarem a estreitar as relações de cooperação em diferentes domínios.
O facto foi vincado durante um encontro mantido entre os presidentes Armando Guebuza, de Moçambique, e Dilma Rousseff, do Brasil, no final dos trabalhos da V Cimeira do Brics, que vinda decorreu em Durban, África do Sul.
No encontro, que durou pouco mais de 30 minutos, os dois estadistas passaram em revista o estágio de cooperação nos domínios político, económico e social, tendo reiterado continuar a trabalhar juntos com vista a incrementar as relações existentes.
No aspecto político, segundo o vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Henrique Banze, os dois estadistas avaliaram a situação na Guiné-Bissau, um país da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
"No caso da Guiné-Bissau, os dois presidentes consideraram ser importante avaliar o ponto da situação e procurar soluções para o problema", explicou Banze, que acompanhou o Presidente da República no encontro.
Guebuza é actualmente presidente em exercício da CPLP e da Comunidade de Desenvolvimento da Africa Austral (SADC).
Ainda no domínio político, segundo o vice-ministro, Guebuza e Rousseff debruçaram-se sobre o ponto de situação do processo de preparação das próximas eleições em Moçambique.
No domínio económico, ambas as partes passaram em revista os projectos em curso no país que contam com a participação do Brasil, nomeadamente nas áreas mineira, agricultura, e energia, entre outras.
Neste contexto, o destaque vai para o projecto de exploração de carvão de Moatize implementado pela multinacional brasileira Vale, o PROSAVANA, que está a ser implementado ao longo do Corredor de Nacala, no norte do país, e que também conta com a participação do Brasil, bem como o projecto energético conhecido pelo termo "espinha dorsal", que contempla a construção de linhas de transporte de energia da subestação de Songo para o sul do país.
"Sobre estes projectos, os dois líderes manifestaram a disposição de continuar a trabalhar em conjunto para que haja frutos", disse Banze.

Nenhum comentário: