quarta-feira, 5 de junho de 2013

Debate marca a fundação do Barão de Itararé SP

Com uma mesa de “peso” com a participação de Mauro Santayana, Raimundo Pereira, Renata Mielli, Laurindo Leal Filho e Dennis de Oliveira o debate sobre regulamentação da comunicação e o projeto de lei de iniciativa popular lançará o Barão de Itararé de São Paulo.
O Centro de Estudos da Mídia Alternativa está ampliando a sua organização. Depois de três anos do seu nascimento, hoje o Barão de Itararé está organizado no Ceará, Brasília, Rio de Janeiro e caminha para se organizar outros estados.
Um desses estados é São Paulo, onde as trincheiras da democratização da comunicação deve ser fortalecida pelo tamanho do embate travado. O maior estado do país é também o que concentra um número elevado de veículos de comunicacão, como jornais regionais e de bairros, rádios e televisões comunitárias, blogueiros e usuários de redes sociais.
São Paulo é também a sede do monopólios e oligopólios da mídia tradicional. Aqui é o berço dos mais poderosos grupos dessa mídia tradicional que, ancorados no solo firme das oligarquias e latifúndio intervém na vida de milhares brasileiros. Com essas armas, ela manipula informações, articula ações para descontruir a democracia brasileira, persegue jornalistas e os demais profissionais da comunicação.
Mesmo com todo seu poderio, esse tipo de mídia é constantemente questionado nacional e internacionalmente, principalmente após o desenvolvimento da tecnologia, que possibilita arrostar o debate, sendo a contra-corrente da mídia hegemônica.
É o que está ocorrendo depois da realização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação e de sua etapa estadual. Após esses espaços de diálogo e formulação de políticas públicas, a luta pela democratização da comunicação em São Paulo adquiriu novas formas, alargou o conteúdo e elevou o seu patamar de unidade, cujo símbolo reside no Fórum pela Democratização da Comunicação, na Frente Paulista pelo Direito à Comunicação e Liberdade de Expressão e na organização do Encontro dos Blogueiros de São Paulo.
É no curso desta luta que nasce o núcleo paulista do Barão de Itararé, que já se depara com grandes desafios: fortalecer a mídia alternativa estadual e realizar conjuntamente com outras entidades uma ampla campanha em torno da lei de iniciativa popular de mídia democrática.
O Barão de Itararé de São Paulo será também uma trincheira que buscará fortalecer todas as mídias alternativas, do sistema público à blogosfera, procurará ajudar na formação dos profissionais da comunicação, ao ser um espaço de troca de informação e de formação e auxiliará na elaboração de políticas públicas de comunicação.
Mais informações:
Debate: "A regulamentação da comunicação e o projeto de mídia democrática"
Data: 06 de junho - às 19 horas
Local: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo
Rua Rego Freitas, 530 - República.

Nenhum comentário: