quarta-feira, 26 de junho de 2013

Deodato explana sobre postura dos Poderes Públicos diante das manifestações

Em pronunciamento na manhã desta terça-feira, 25, o vereador Deodato Ramalho (PT) fez uma explanação acerca da postura dos Poderes diante das recentes manifestações ocorridas em todo o país. De acordo com o parlamentar, estes protestos visam a reformas estruturais no Brasil.
“A presidenta [Dilma Rousseff], ontem, colocou que o governo do Partido dos Trabalhadores, articulado e ouvindo as vozes, traz alguns temas como propostas de reformas, patrocinadas pelo PT e até por algumas outras forças de esquerda, mas que não acontecem por causa de um Congresso Nacional conservador. Não podemos cair na onda de achar que essa reforma que o Brasil precisa não passa pelo Poder Judiciário. Não podemos vender a falsa ideia que os problemas do Brasil se encontram no Poder Legislativo”.
Segundo Deodato, é preciso avançar mas, para isso, é necessário que o Congresso Nacional colabore. Ele exemplifica sua fala salientando uma proposta apresentada pelo ex-presidente Lula, ainda em 2009, de combate a corrupção, onde aumenta as penas para esse tipo de crime e que ainda não foi votada pelo Congresso.
Entre as propostas anunciadas por Dilma, estão os pactos pela responsabilidade fiscal, pela saúde, pela educação, pelo transporte público e pela reforma política. Neste último, o vereador destacou a proposta de realização de um plebiscito e também de transformar os crimes de corrupção em crimes hediondos.
“A Dilma propõe que seja considerado crime hediondo os crimes de corrupção, mas é preciso a sociedade compreender que tem muitos itens controversos. Alguns dizem que seria inconstitucional, eu acho que pode sim porque a corrupção mata muito mais. Quando a presidenta propõe a realização de plebiscito vem a oposição acusando de atropelar o Congresso. Na hora que a presidenta traz reformas concretas, enxergamos quem de fato está sendo sincero e quem está querendo enganar o povo”.
Educação
Ainda em sua fala, Deodato criticou a posição de Fortaleza no Spaece (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará) e o posicionamento dos atuais gestores municipais e estudais diante o resultado da avaliação.
“Durante todo o ano de 2012 os técnicos da Prefeitura chamavam a atenção da imprensa que não se poderia comparar a Rede Municipal de Fortaleza com a Rede Municipal de Assaré, por exemplo. E éramos duramente criticados, diziam que era uma mentira a defesa que a gestão fazia. A secretária de educação do Estado [Izolda Cela] já saiu em defesa da Gestão Municipal, dizendo que é preciso ajustas as medidas e o contexto de comparação entre os municípios, que uma rede grande como Fortaleza não pode ser comparada, de maneira linear, com um município de menor porte”.
Para Deodato, que salientou que Fortaleza tem o pior índice na avaliação, é de se “lamentar que a secretária de educação não tenha feito isso ano passado”.
http://www.cmfor.ce.gov.br/deodato-explana-sobre-postura-dos-poderes-publicos-diante-das-manifestacoes/

Nenhum comentário: