terça-feira, 11 de junho de 2013

Luiz Amorim, criador do Açougue Cultural, vem a Fortaleza nesta sexta inaugurar a 1ª Biblioteca Popular da Capital

Luiz Amorim, criador do Açougue Cultural, vem a Fortaleza nesta sexta inaugurar a 1ª Biblioteca Popular da Capital
Nesta sexta-feira, dia 14 de junho, Fortaleza ganha sua primeira biblioteca popular e aberta, baseada na troca solidária e consciente de livros. Para a inauguração do equipamento, vem a Fortaleza para proferir palestra Luiz Amorim, criador do Açougue Cultural em Brasília, uma experiência exitosa, reconhecida internacionalmente, de fornecimento e circulação de livros gratuitamente num açougue e em pontos de ônibus da capital federal.
A Biblioteca Popular vai funcionar na Casa Vermelha, espaço político e cultural mantido por vários movimentos e coletivos da sociedade civil que dialogam com o Partido dos Trabalhadores e com o mandato do vereador Guilherme Sampaio.
Os livros estarão expostos todos os dias em horário comercial no salão principal da Casa, mas, todas as tardes, uma estante vai ser colocada na calçada de forma a facilitar o manuseio e livre empréstimo das publicações. O lema da Biblioteca, impresso em todos os mais de 100 títulos, será: “o prazo é seu, o livro é de todos”, de forma a lembrar aos leitores dessa experimentação que envolve o ato de pegar, devolver e doar livros.
Sobre Luiz Amorim e o Açougue Cultural T-Bone
Ex-vigia e engraxate, aos 12 anos de idade Luiz Amorim foi contratado por um pequeno açougue em Brasília. Durante o tempo em que morou nos fundos da loja, lia qualquer livro que encontrava para passar o tempo e acabou se tornando um apaixonado pela leitura e militante por políticas de fácil acesso aos livros.
Em 1994, com o dinheiro que juntou a vida inteira, conseguiu comprar o açougue e instalou uma pequena estante de livros. Com perseverança e por meio de doações recebidas, transformou o Açougue Cultural T-Bone no primeiro estabelecimento no mundo a juntar carnes e livros.
Além das atividades comerciais no comércio de carnes o Açougue Cultural T-Bone tem diversas programações culturais como a "Noite Cultural T-Bone", que está em sua 12ª edição e já reuniu grandes artistas da MPB e a "Parada Cultural -- Biblioteca Popular 24 horas", que disponibiliza em cada ponto de ônibus de Brasília uma mini-biblioteca, em que as pessoas pegam livros emprestados, leem e os devolvem em qualquer outro ponto da cidade. O interessante é que o índice de perda ou dano dos livros é baixíssimo.
Inauguração da Biblioteca Popular com palestra de Luiz Amorim
Dia 14, a partir das 18 horas, na Casa Vermelha
Rua Osvaldo Cruz, 1318, quase esquina com Torres Câmara, vizinho ao Açaizeiro.
Informações: 3181 9747
Entrevistas com Luiz Amorim: Clovis Holanda (assessoria de imprensa): 8829 8222

Nenhum comentário: