segunda-feira, 10 de junho de 2013

MG: greve dos professores

Reproduzido Site Rogério Correia: Erguendo bandeiras e ao som de um apitaço coletivo, os professores da rede estadual de ensino aprovaram o calendário de luta da categoria durante assembleia geral realizada pelo Sind-UTE/MG (Central Única dos Trabalhadores em Educação) nesta quarta-feira, 05 de junho, no Hall das Bandeiras da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A estratégia aprovada foi a realização de paralisações de 48 horas neste mês, em datas determinadas, no período da Copa das Confederações, o que dará mais visibilidade ao movimento. Uma nova assembleia geral ficou marcada para o dia quatro de julho. Após a votação, os professores seguiram em passeata até a Praça Sete, localizada na área central de Belo Horizonte.
O deputado Rogério Correia participou da manifestação e reafirmou o seu compromisso com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação no Estado. A mobilização também contou com o apoio da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação), da CUT/MG (Central Única dos Trabalhadores) e dos movimentos estudantis do estado.
Reivindicações
Entre as reivindicações da categoria, destacam-se, principalmente: o pagamento do Piso Salarial Profissional Nacional; o reajuste do Piso Salarial previsto para 2013; o descongelamento da carreira; a situação dos efetivados pela Lei Complementar 100/07 e cumprimento da hora atividade sem aumento da jornada de trabalho do professor.
Calendário
A construção da greve por tempo determinado tem o objetivo de pressionar o Governo de Minas para a negociação da pauta de reivindicações apresentada pelos professores. A estratégia também visa proteger os trabalhadores da Educação das retaliações praticadas pelo executivo estadual.
Veja, abaixo, as datas escolhidas e suas respectivas atividades:
17/06 – paralisação das atividades e manifestação;
18/06 – paralisação e atividades regionais.
22/06 (sábado) – paralisação das atividades.
26/06 (semi-final da Copa em BH) – paralisação das atividades e manifestação em BH;
27/06 – paralisação das atividades e atividades regionais / mobilização
04/07 – Paralisação das atividades, manifestação e assembleia geral para avaliar o movimento e pensar um novo calendário de pressão.

Nenhum comentário: