domingo, 21 de julho de 2013

A democracia participativa: como o governo pode me ouvir?

A Constituição brasileira estimula o envolvimento da sociedade civil no debate de soluções para problemas de âmbito local, municipal, estadual e federal. No artigo 14, ela prevê três instrumentos importantes de participação: o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, o Referendo e o Plebiscito.
O plebiscito é uma consulta prévia sobre determinada matéria de relevante interesse para o País, dirigida aos cidadãos. De caráter extraordinário, cabe ao eleitorado decidir sobre as medidas de base ou de princípios, tais como a forma de governo, modificação do sistema político, decisão acerca de mudanças de natureza territorial, entre outras.
O referendo traduz-se na participação do povo, por meio do voto, com a finalidade de confirmar ou não um ato governamental. Ou seja, a sociedade é convocada posteriormente a ato legislativo ou administrativo, cumprindo ao povo a respectiva ratificação ou rejeição.
 Já a iniciativa popular de leis significa a possibilidade de os cidadãos apresentarem projetos de lei à apreciação do Congresso Nacional. Para uma Lei de Iniciativa Popular o projeto requer a subscrição de, no mínimo, um por cento do eleitorado nacional — mais de um milhão e duzentos mil eleitores—, distribuído, pelo menos, por cinco estados da federação.
------------------------------------------
Nos últimos anos, novos instrumentos institucionais que possibilitam a participação da população nas decisões políticas foram criados.
A conferência é um espaço público de debates sobre um determinado tema nas políticas públicas, através de diversas etapas. Este instrumento tem ganhado espaço na gestão pública, em especial a federal, e tem sido uma das principais instâncias de legitimação da democracia participativa.
Existem instrumentos que representaram uma importante inovação nos mecanismos da democracia participativa, possibilitando à população, por exemplo, definir a destinação dos recursos públicos, como é o caso do Orçamento Participativo.
Com o progresso das tecnologias da informação, a democratização da gestão pública ganhou outros instrumentos importantes, como o Portal Transparência. Também, em razão do mesmo progresso, tivemos a primeira Conferência Virtual proposta pelo governo brasileiro, como etapa da I Conferência Nacional de Juventude, de 2008.
Participatório: http://participatorio.juventude.gov.br/file/view/226/a-democracia-participativa

Nenhum comentário: