quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Deodato Ramalho responde ao jornalista Érico Firmo sobre o PT

Deodato Ramalho - vereador pelo Partido dos Trabalhadores em Fortaleza/CE
Não e bem assim caro jornalista Érico Firmo. De fato, independentemente de estar ou não em governos o PT mantém a tradição de organizar-se em torno de tendências. Aliás, o que há em todo partido político. A diferença é que no PT isso tratado abertamente, transparentemente. Nas últimas eleições, por exemplo, em que o hoje deputado Ilário Marques buscava a reeleição para o presidente do Diretório Estadual, a então prefeita Luizianne Lins apresentou-se como candidata. Eu era seu secretário (Meio Ambiente) e, mesmo assim, como tantos outros em situação semelhante, apoiava o meu então aliado na política do PT Ilário Marques. Depois sobreveio um acordo que afastou a disputa. Nossa corrente, a Articulação de Esquerda, apoia Valter Pomar para presidência nacional; Guilherme Sampaio para o presidente estadual e Elmano de Freitas para presidente do Diretório Municipal. Com a corrente Casa Vermelha (Guilherme Sampaio) formamos uma chapa para o Diretório Estadual e assim o faremos para o Municipal. Revigorar o PT do Ceará, com candidatura própria ao governo do Estado e no resgate do que melhor construímos ao longo de nossa história.

Matéria do jornalista Érico Firmo - O Povo:
O rearranjo de forças petista

Como seria previsível, a derrota na eleição em Fortaleza desarrumou o jogo de poder no PT estadual. Petista cearense mais influente hoje em Brasília, José Guimarães havia sido o artífice da chegada de Luizianne Lins ao comando estadual, em 2009. Naquela época, Ilário Marques dirigia o partido e fazia oposição ao governador Cid Gomes (PSB). Guimarães sabia que, independentemente da orientação da líder, os votos do grupo de Luizianne tenderiam muito mais a ir para Ilário que para quem quer que fosse que o deputado apoiasse. Assim, articulou a eleição da então prefeita. Com isso, praticamente todos os grupos se uniram e até Ilário, contrafeito, saiu da disputa. O objetivo da eleição de Luizianne era – supremo paradoxo – facilitar a vida de Cid na relação com o partido. Agora, com ela fora da Prefeitura, não há mais razão para a aliança. No passado, a hoje ex-prefeita havia sido sempre dissidente em relação aos grupos e ideias que comandavam o PT estadual, enquanto mantinha o controle do diretório na Capital. Só conseguiu se impor no círculo de tomada de decisões ao chegar ao Paço Municipal – a própria vitória a contragosto da cúpula do PT. Sem a caneta, o partido voltou a se dividir, como sempre fora.
O candidato de Guimarães é Francisco de Assis Diniz, o Diassis, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), vinculado ao Governo do Estado. É franco favorito, sobretudo diante do apoio dos deputados federais José Airton Cirilo e Ilário Marques – ambos ex-aliados de Guimarães, que haviam rompido com ele nos últimos anos, mas que se reaproximaram agora.
Fonte:
http://www.opovo.com.br/app/colunas/politica/2013/08/14/noticiaspoliticacoluna,3110523/o-rearranjo-de-forcas-petista.shtml#.UgtSzN45p0A.facebook

Nenhum comentário: