quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Em Assunção, Dilma destaca importância dos fundos do Mercosul para o Paraguai

Após desembarcar na capital paraguaia no início da noite e ter mantido um breve encontro com Horacio Cartes antes de sua posse, prevista para ser realizada amanhã, quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff destacou a importância que os fundos de desenvolvimento do Mercosul têm para o Paraguai.
— Acho que para o Mercosul a entrada do Paraguai é muito importante e também acho que para o Paraguai é muito importante voltar ao Mercosul.
O Mercosul suspendeu o Paraguai do bloco em junho de 2012, após a destituição do então presidente, Fernando Lugo, em um julgamento político no Parlamento. A suspensão do Paraguai do bloco, formado pela Argentina, Brasil, Uruguai e Venezuela, terminará justamente amanhã, após a posse de Cartes, que deu a entender que, por enquanto, priorizará a reconstrução das relações bilaterais com seus sócios.
Cartes rejeita a entrada da Venezuela no bloco, aprovado durante a suspensão do Paraguai, e, por isso, não convidou o presidente Nicolás Maduro para sua cerimônia de posse, um fato que acabou motivando a ausência das autoridades equatorianas, contrárias a essa medida.
Além do Equador, a Bolívia, sem emitir qualquer explicação, também cancelou sua participação. Após se reunir brevemente com Cartes em sua residência, Dilma lembrou que o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), "que fundamentalmente privilegia os países que mais precisam", como o Paraguai, emprestou ao país US$ 550 milhões "para construir a linha (de alta tensão) que assegura a absorção de energia elétrica de Itaipu", compartilhada com o Brasil.
— É algo muito importante. Sem isso, haveria dificuldades de estruturar o financiamento e, hoje, o Mercosul conta com fundos bastante significativos para esses projetos de integração da estrutura. Fonte: EFE.

Nenhum comentário: