domingo, 8 de setembro de 2013

Mais de 30 jornalistas processados pelo PSDB em Goiás

Os blogueiros, tuiteiros e demais críticos do governo de Marconi Perillo (PSDB-GO) estão com os “dias contados”. Segundo o secretário de Estado de Articulação Institucional, que assumiu o cargo recentemente, Joaquim de Castro (PSD), o governo de Goiás pretende continuar processando os jornalistas e críticos da gestão tucana no Estado.
Joaquim de Castro enviou uma carta ao jornal O Popular, ameaçando um leitor que teria escrito uma opinião contrária ao governador na seção “Cartas” do periódico.
Ao ser questionado pela ameaça ao leitor, em um entrevista que concedeu à rádio CBN Goiânia, o novo secretário falou com naturalidade sobre o ocorrido. “Estamos em hiato que não há a Lei da Imprensa e, em um país democrático, quem se sente ofendido, tem que procurar o Poder Judiciário. No que o governo ou governador foi ferido por críticas sem fundamento, a reação que o governo tem que ter, é procurar isso” (Luís Nassif Online, 24/5/2013). Para justificar a aberração de censurar e punir judicialmente qualquer um que criticar o governador o secretário completou, “quem fizer uma crítica tem que fazer de uma forma embasada, não fazendo críticas de forma aleatória e leviana a um homem público” (idem).
A perseguição a jornalistas e blogueiros e demais órgãos de imprensa no Estado de Goiás é prática costumeira. Atualmente cerca de 30 pessoas entre jornalistas profissionais ou simplesmente tuiteiros e blogueiros estão ameaçados por processos movidos pelo governador.
Perillo é conhecido por controlar boa parte da imprensa local, impressa e televisiva. Há casos gritantes de censura no estado como o que ocorreu com uma edição da revista “Carta Capital” que publicou na capa foto de Perillo com a manchete “A central de grampos de Marconi Perillo”. A revista denunciou oenvolvimento no caso de corrupção do bicheiro Carlos Cachoeira. O governador mandou retirar todos os exemplares da revista das bancas e demais estabelecimentos. A edição que denuncia Perillo foi banida do estado.
Este ataque da direita contra os jornalistas e qualquer pessoa que se manifeste contra algum político ou governo deve ser repudiado e denunciado amplamente. É essencial defender a liberdade de expressão. Fonte: PCO.

Nenhum comentário: