quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Dilma: política de alerta e prevenção de desastres é prioridade para o governo federal

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, após sobrevoar as áreas atingidas pela chuva, no Espírito Santo, nesta terça-feira (24), que o governo federal, desde 2011, estabeleceu como uma das suas prioridades a política nacional de monitoramento de alerta e prevenção de desastres naturais, além da atuação da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), com kit de medicamentos e hospitais de campanha e das Forças Armadas, no resgate de pessoas e transporte de mantimentos.
“A tragédia das chuvas no Espírito Santo destruiu casas, estradas e sonhos. Vamos tentar reconstruir os três. Primeiro, vamos agir e liberar todos os recursos necessários para resgatar as pessoas, salvar as vidas e abrigar as famílias atingidas. Em seguida, vamos reconstruir as cidades e os municípios alagados – reconstruir estradas, hospitais, escolas, moradias. Vamos, ainda, realizar as obras estruturantes de prevenção necessárias: barragens, proteção de encostas, drenagem urbana para que diante de um período de chuvas dessa dimensão não tenhamos uma tragédia como essa”, disse no Twitter.
Ações emergenciais e de prevenção
O governo federal elaborou medidas de resposta aos estragos causados pelas chuvas no Espírito Santo. Entre as ações já em prática nos 44 municípios em situação de emergência no estado, 9 mil Kits Dormitório, Limpeza e de Higiene Pessoal foram disponibilizados pelo Ministério da Integração Nacional, 10 mil kits com medicamentos do Ministério da Saúde (Cada kit atende até 1500 pessoas por até 30 dias), além de cestas de alimentos do Ministério do Desenvolvimento Social.
“Então, nós organizamos uma ação interministerial, que começa com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, e ligado a um sistema de alerta. (…) O Ministério da Saúde construiu a Força Nacional do SUS, por que todos os desastres que têm alagamentos têm certas doenças. Leptospirose e outras doenças que ocorrem por conta das águas subirem. (…) As forças armadas atuam excepcionalmente no resgate das pessoas, das vidas, porque num momento inicial o que nos interessa é não ter mortos. Você tem de salvar as pessoas e garantir um abrigo a elas”, detalhou Dilma.
As medidas emergenciais também incluem o auxílio às ações da Defesa Civil capixaba de um helicóptero da Marinha, outro da FAB, cinco equipes de patrulha em terra e 80 homens da Força Nacional de Emergência. Uma equipe de engenharia do Ministério da Defesa estuda as necessidades de pontes para pedestres e veículos nas regiões afetadas.
Também fazem parte das ações governamentais as medidas estruturantes. As obras de prevenção do PAC no Espírito Santo incluem R$ 603,4 milhões em obras de drenagem e R$ 4,2 milhões para obras de contenção de encostas. O estado ainda conta com 22 pluviômetros automáticos e 29 semiautomáticos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com 42 municípios capixabas sendo monitorados pelo centro. Fonte: Blog do Planalto.
Precisamos do seu voto - Campanha Top Blog/2013: Acesse agora e vote no Blog da Dilma Concurso Top Blog 2013: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c_b=11508

Nenhum comentário: