domingo, 1 de dezembro de 2013

Exclusão digital: Em SP, no bairro de Marsilac, a internet não é melhor do que na Amazônia

Por Renato Rovai - Blog do Rovai: O modelo de negócio das teles é o do lucro fácil com exclusão digital. A frase parece apenas um mantra daqueles que contestam o modelo atual defendido com unhas e dentes pelas teles e seu fiel escudeiro, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Mas é muito mais do um mantra. É realidade de fácil comprovação.
A 53 quilômetros da Praça da Sé, no bairro de Engenheiro Marsilac, a situação não é melhor do que no Brasil profundo. O Extremos SP, site criado como projeto de TCC na Faculdade Cásper Líbero pelas estudantes Anna Beatriz Pouza dos Anjos e Giulia Afiune, apresenta sem retoques como é a vida quase desconectada desses moradores da capital paulista.
Os paulistanos de Marsilac ainda usam internet discada, precisam se deslocar para o único lugar do bairro onde o telefone pega com alguma qualidade, que é o campinho de futebol, ou tem de falar pelo viva voz sem mexer no aparelho para que a ligação não caia. O vídeo é demolidor do discurso das teles.
E deixa claro porque a participação do Estado no setor é imprescindível. Ou ele entra ou milhões de pessoas vão continuar excluídas da sociedade da informação.
O Extremos SP ainda tem outras matérias bem interessantes da periferia paulistana. Além de Marsilac (região Sul), há matérias sobre a Brasilândia (Norte), Cidade Tiradentes (Leste) e Raposo Tavares (Oeste). Vale muito a pena assistir esse vídeo, mas também vale muito conhecer o site.

Campanha Top Blog/2013: Acesse agora e vote no Blog da Dilma Concurso Top Blog 2013: http://www.topblog.com.br/2012/index.php?pg=busca&c

Nenhum comentário: