sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Qual o destino político de Tasso Jereissati?

Por Luiz Cláudio Ferreira Barbosa - Politicabook: O ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) caminha para ser o coordenador do presidenciável tucano, Aécio Neves, na Região do Nordeste. O efeito dessa escolha pela política nacional, já desmonta o futuro palanque do PSDB, no Ceará. Tasso Jereissati está cada vez mais distante do eleitorado cearense,  como opção das forças de oposições (PSDB – PR).
Á cúpula nacional do Partido da Social Democracia Brasileira ainda procura convencer o ex-senador Tasso Jereissati, para ser pré-candidato a um cargo da chapa majoritária: Governador e Senador. O bloco de oposição cearense (PSDB-PR) não tem a mínima chance, sem a participação de sua maior liderança, com isso somente haveria uma chapa majoritária, para referendar a vitória governista.
O palanque tucano em terras cearense está restrito a decisão final do empresário Tasso Jereissati, com isso toda estrutura de campanha fica dependente de uma decisão particular. O PSDB local está num processo de desidratação eleitoral nos últimos quatros anos, já sendo visto como com força entre mediana para pequena, entre os partidos do xadrez político. Tasso Jereissati pode diluir qualquer tentativa de impedir a vitória completa da base de apoio da presidente Dilma Rousseff, no pleito eleitoral do Ceará.
O governador Cid Gomes (PROS) acompanha essa decisão do ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) de ser o coordenador da campanha tucana nacional, na região do Nordeste, como uma vitória do seu grupo político, na política cearense. Cid Gomes não esperava esse acontecimento político-eleitoral, com isso vai lançar o seu pré- candidato para governador pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS).
O deputado federal José Nobre Guimarães (PT) será o principal pré- candidato a única vaga do Senado, no pleito eleitoral desse ano. O seu nome é quase certo numa eventual aliança estadual entre o PT e o PROS. O senador Inácio Arruda (PC do B) poderá disputar a reeleição ao Congresso Alto, com desistência do ex -senador Tasso Jereissati (PSDB), em disputar a sua vaga. O futuro senador do Estado do Ceará poderá ser da base governista do Planalto.
Luiz Cláudio Ferreira Barbosa, sociólogo e consultor político

Nenhum comentário: