domingo, 16 de fevereiro de 2014

Alckmin nega o caos no Metrô

Por Altamiro Borges - Blog do Miro:
Apenas neste domingo, a linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo voltou a funcionar normalmente. A circulação dos trens sofreu danos na noite de quinta-feira (13), afetando todas as estações desta linha (que liga o bairro do Capão Redondo ao Largo 13, na zona sul da capital) e prejudicando milhares de passageiros. Por pouco não ocorreram novos graves incidentes. Muitos usuários deixaram os vagões e circularam pela linha férrea, o que gerou nervosismo e tensão. Apesar da pane, que já virou rotina na vida dos paulistanos, o governador Geraldo Alckmin, que já foi apelidado de “picolé de chuchu” pelo irreverente José Simão, finge que está tudo bem e garante que o Metrô de São Paulo é um paraíso.
Um dia antes do novo incidente, o tucano participou da inauguração da estação Adolfo Pinheiro, da mesma linha 5-Lilás. Segundo o Estadão, ele negou a existência de problemas no transporte de São Paulo. “Após quatro anos e meio em obras e atrasos sucessivos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), participou nesta quarta-feira da entrega da estação Adolfo Pinheiro. Alckmin rebateu o atraso na obra e afirmou ‘que não havia como entregar em 2010 a estação, se as obras começaram no segundo semestre de 2009’... A estação foi entregue após quase dois anos e meio da última inauguração do sistema metroviário - a última entrega ocorreu em 15 de setembro de 2011”.
De forma irresponsável e leviana, o governador tucano voltou a insinuar que o tumulto ocorrido na semana passada, na linha 3-Vermelha, foi obra de vândalos. “O secretário (Fernando Grella Vieira, da Segurança) está remetendo a investigação para a polícia técnico-científica e estamos acelerando a apuração”, afirmou ao Estadão. O Metrô paulista é um dos menores do mundo, com 75,5 quilômetros de extensão. Durante quase 20 anos no poder, o PSDB não investiu na ampliação da malha e ainda reduziu os gastos com manutenção – o que explica as panes no sistema. Para piorar, o Metrô é alvo de denúncia sobre desvio de dinheiro público para municiar o Caixa-2 do PSDB – no chamado “trensalão tucano”.
Mesmo assim, o truculento Geraldo Alckmin prefere acusar de vandalismo os que se revoltam contra as péssimas condições de transporte e ainda afirma que está tudo bem no Metrô. É muito cinismo ou incompetência!

Nenhum comentário: