sexta-feira, 28 de março de 2014

A manipulação da pesquisa do Ibope

Por Emir Sader - https://www.facebook.com/emir.sader
1. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 17 de marco.
2. No dia da sua divulgação correu o boato de que a avaliação da Dilma teria caído 7 pontos, havendo até especulações com papéis na Bolsa. O que confirma que já se tinha, no dia 20, o resultado divulgado ontem.
3. Dia 20 foi divulgado apenas o resultado para presidente, com a Dilma mantendo 43% de apoio e ganhando no primeiro turno. Se tivesse sido divulgada a avaliação sobre o seu governo, feita na mesma pesquisa e na mesma data, a queda nesta seria neutralizada pela manutenção do seu favoritismo nas eleições.
4. A manipulação se deu pela divulgação dia 27, da parte da pesquisa com a queda dos 7 pontos, separando-a da pesquisa presidencial e como ela fosse posterior, alterando o quadro da sucessão, quando são simultâneas.
5. O que configura uma torpe manipulação da parte do Estadao, quem primeiro a divulgou, repetida pelos outros órgãos da mídia. Como parte da manobra, os comentaristas e as colunas de notícias tomam a parte da pesquisa divulgada ontem separada da pesquisa presidencial, para que a manobra, a operação de manipulação gere um fato político. E tiram consequências de premissas falseadas.
6. Com esse tipo de procedimento se desmascara abertamente a manipulação das pesquisas por parte da mídia privada, atuando como partido da oposição e acelerando ainda mais o seu descrédito, sua falta de respeito pela verdade, nem sequer quando ela se espelha em números.

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