segunda-feira, 10 de março de 2014

PMDB ameaça rebelião por não ter ganho mais ministérios

Por Antonio Lassance- Carta Maior:
O PMDB ameaça rebelião contra o governo por ter frustradas suas expectativas de ganhar mais ministérios na reforma ministerial. Entre o governo e o PMDB. A situação se reflete em uma paralisia da Câmara e no risco de retaliações do PMDB, como a de o partido votar favoravelmente ao requerimento dos tucanos para a montagem de uma comissão externa para investigar denúncias contra a Petrobrás.
O governo deve encaminhar, ao longo da semana, o projeto que regulamenta o direito de manifestações de rua, provavelmente em regime de urgência constitucional. O governo cogita a proibição do uso de máscaras em manifestações e quer regulamentar o dispositivo constitucional que já prevê a necessidade de comunicação prévia de atos ou reuniões públicas.
No STF, ocorre o julgamento dos embargos infringentes sobre o crime de lavagem de dinheiro, um dos últimos ainda pendentes da Ação Penal 470 ("mensalão").
Feito isso, o Supremo estaria pronto para julgar o mensalão tucano.
Segunda-feira, 10
O governador de Pernambuco e presidenciável do PSB, Eduardo Campos, se reúne com a Associação Comercial de S. Paulo.
Terça-feira, 11
O Plenário da Câmara dos Deputados deve votar o requerimento que pede a criação de uma comissão para investigar denúncias envolvendo a Petrobras. A iniciativa conta com o apoio da maior parte do PMDB na Câmara, em rebelião contra o governo por ter frustradas suas expectativas de ganhar mais ministérios na reforma ministerial. A Câmara segue com a pauta trancada e risco de paralisia. Um dos projetos sem consenso que aguardam decisão é o do marco civil da internet.
A presidenta Dilma Rousseff viaja ao Chile para a posse de Michelle Bachelet.
O ex-ministro José Dirceu deve ser ouvido pelo juiz da Vara de Execuções Penais do DF sobre denúncia de que teria feito uso de celular na prisão.
Quarta-feira, 12
Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) promove audiência pública para tratar da situação energética no país. Entre os convidados, o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann. Logo após, examina projeto sobre direitos básicos de passageiros de transporte aéreo. Local: sala 13 da Ala Senador Alexandre Costa, a partir das 7h30min, no Senado Federal.
Audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) debate as obras de revitalização e transposição do Rio São Francisco com o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira. Local: sala 7 da Ala Senador Alexandre Costa, 9h, Senado Federal.
Quinta-feira, 13
STF se reúne para analisar embargos infringentes sobre o crime de lavagem de dinheiro da AP 470 ("mensalão"). Seguem aguardando entrar na pauta o julgamento sobre as perdas geradas aos correntistas de poupança por planos econômicos dos anos 1980 e 1990, o mensalão tucano (preliminarmente, para decidir se o ex-deputado Eduardo Azeredo continua a ser julgado no STF ou se seu caso será remetido à Justiça de 1ª instância), entre tantos outros.
Programa do Partido da Pátria Livre (PPL), em rede nacional de rádio e TV. O PPL é o partido surgido da organização Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8).
Inserções de rádio e TV do Partido dos Trabalhadores (PT).
Sábado, 15
Mais uma vez, há a expectativa de que o PSB faça o anúncio oficial de sua chapa presidencial, a ser composta por Eduardo Campos e Marina Silva. Tal anúncio foi frustrado em vezes anteriores por conta de desavenças entre o PSD e a Rede, organização de Marina Silva, principalmente sobre alianças regionais.

Nenhum comentário: