segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Judeus comemoram Hanukkah 2014

O Povo de Israel está comemorando de 16 até 24 de Dezembro de 2014 a Festa das Luzes, conhecida como Festa de Hanukkah ou Festa da Inauguração que comemora a libertação do Monte do Templo pelos Macabeus, a vitória representou o final da dominação Greco-Síria na Terra de Israel e o início da dinastia dos Hashmoneus.
Este ano a festa têm um aspecto peculiar com a proximidade do Natal, o que torna o ambiente na Cidade Santa ainda mais espiritual, muitas cores, muitas luzes e muito frio.
A História de Hanukkah de Acordo com o Livro dos Macabeus
Por volta de 200 antes de Cristo o governo Grego-Assírio inicia a tentativa de apagar a memória judaica do povo judeu desejando misturá-los e torná-los parte da cultura do helenismo grego. Para isso, Antioco declarou o cumprimento de leis judaicas e culto proibidos, incluindo nisso o próprio ensino da Torah, o que obteve um sucesso muito grande, pois um grande número de judeus, homens e mulheres se casaram com gregos e gregas, adotaram nomes gregos deixando a cultura judaica de lado.
Em resposta a isso, Deus levantou um pequeno grupo de judeus das montanhas da Judah, da região de Modiin, que declararam publicamente uma revolução contra Antioco e seu madato, os quais eram fiéis a sua fé judaica. Seus líderes eram Mattitiahu, e seu filho Judah(Judas Macabeus). Que faziam pequenos incursões contra no exército Grego-Sírio.
Mais tarde, Antioco enviou uma legião inteira de seu exército para sufocar a rebelião, mas um pequeno comando dos Maccabeus consegiu milagrosamente vencer a luta contra milhares de soldados até expulsá-los completamente das terras de Israel. O soldados de Israel conseguiram vencer a batalha e entrar em Jerusalem no mês de Kislev no ano 164 antes de Cristo, que neste tempo havia sido profanado pelos estrangeiros. Purificando-o e reenaugurando no Dia 25 do mês de Kislev(Entre Novembro e Dezembro).
Na hora em que deveriam acender o candelabro do Templo(menorah), procuraram por óleo de oliva puro por todo o templo, mas somente conseguiram achar uma medida suficiente para um dia com o sêlo do Sumo Sacerdote, o que indicava a pureza e a validade do óleo.
Segundo o livro dos Macabeus, de forma sobrenatural, o óleo que era suficiente para um dia durou por mais de uma semana, tempo o suficiente para se preparar e trazer o novo e consagrado óleo para o grande candelabro do templo(Menorah). Desde então, até os dias de hoje, comemora-se a multiplicação do azeite por oito dias. Em lembrança do milagre da vitória dos Maccabeus e do óleo que se multiplicou, Hanukka é comemorada por 8 dias.
Desta forma comemoramos a festa, inicia-se acendendo o Shamash(Uma especie de "escravo", a vela que acende as outras), e com esta se acende uma vela a mais a cada dia, iniciando no primeiro dia da festa. Em Hanukka também tem se o ábito de comer alimentos fritos em muito óleo, como sonhos(sufiganiot) e "corações de batata". Costuma-se também jogar pião e dar mesadas de hanukka as crianças(dmei Hanukkah).
Jerusalem nesta época se torna uma cidade muito especial para ser visitada, pois as três grandes religiões comemoram suas principais festas nestes dias, os Judeus comemoram Hanukkah, os Cristãos comemoram o Natal e os Muçulmanos comemoram o Idel Fiter dependendo do ano, muitas luzes, velas e um ambiente de festa durante todo o mês de Dezembro.
Kidush
É recitado no Sábado de Hanukah.
Tefilin
Usa-se o tefilin normalmente, menos no Sábado.
Tradições
Acender as velas da Hanukiah(Candelabro de 8 braços)
Distribuir Hanucá Guelt (dinheiro)
Jogar Sevivon (pião)
Comer Sugvaniot(sonhos).
Receita de Sufganiot(Sonhos)
Por: Cristina Nicolaevsky
Ingredientes (para 15 sufganiot)
300 gr. farinha de trigo
2 gemas
1 1/2 colheres de açucar
30 gr. de margarina
1 colher de essência de baunilha
3/4 copo leite morno
15 gr. fermento de pao dissolvido no leite morno
Geleia para recheiar
Óleo para fritar (bastante, cerca de 1 litro ou mais)
Modo de Preparo
Misture numa vasilha a farinha com as gemas, o açucar, a margarina, a essência de baunilha e o fermento dissolvido no leite. Até que fique uma massa fina.
Deixe descancar por 1 hora e meia. Estique a massa (1 cm e meio).
Depois corte a massa com a ajuda de um copo e de pois deixe descansar denovo.
Frite em uma panela(com tampa), com bastante óleo, cerca de 1 litro.
Deixe aquecer bem. (nao deixe o óleo super aquecer).
Na panela com óleo, coloque a massa e vire o sufganiot.
Retire-os e coloque sobre um papel absovente, (para retirar o excesso de óleo).
Insira a geleia em cada sufgania, com a ajuda de um saco de confeitar bolo, depois pulverize açucar fino sobre os sufganiot.
Bom apetite.
Artigo Especial
Milagre de Hanukkah
Nos dias de Hanukkah, a autoridade arqueológica de Israel declarou no Canal 2 da TV Israelense a descoberta da Cidade dos Hashmonaim, ou seja a antiga cidade de Modiin, não muito distante da moderna Moddin. A descoberta foi feita após os inícios de trabalhos da construção da nova linha de trem que ligará o Aeroporto Ben Gurion a Cidade de Modiin, próximo a futura região industrial de Modiin.
Recomendação
Passear em Jerusalém nas noites de Hanukkah, principalmente na Cidade Velha de Jerusalém ou no bairro religioso de Mea Shearim pode ser simplismente de tirar o fôlego, candelábros acesos podem ser vistos por toda parte.
Entre os becos da Cidade Velha a paisagem é ainda mais interessante pois suas luzes se espalham pelos estreitos muros das vielas, mas não esqueça, neste período do ano a temperatura pode chegar até mesmo a zero graus, portanto, saia para passear muito bem agazalhado(a). Fonte: Cafetorah.

Nenhum comentário: