quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Descubra curiosidades sobre a posse presidencial

Nesta quarta-feira (1º), será realizada a posse presidencial de Dilma Rousseff. Você sabia que nem sempre presidentes da República foram empossados no dia 1.º de janeiro? E que na faixa presidencial há uma joia com diamantes e uma moeda e correntes de ouro? O Rolls-Royce também tem histórias para contar: além de presidentes, já transportou uma rainha, um astronauta e uma miss. Conheça essas e outras curiosidades sobre a posse presidencial.
Data da posse
A posse presidencial no dia 1.º de janeiro foi fixada pela Constituição Federal e referendada por Emenda Constitucional, que instituiu a reeleição em 1997. Os últimos presidentes eleitos por voto direto, a partir de Fernando Henrique Cardoso, tomaram posse do primeiro e do segundo mandatos, nesta data.
Na República Velha, a posse ocorria em 15 de novembro. O Estado Novo foi marcado por um longo período da gestão Vargas. A partir da redemocratização do país em 1946, a data foi alterada para 31 de janeiro e marcou o início do mandato de Gaspar Dutra (1946), Getúlio Vargas (1951), Juscelino Kubtschek (1956) e Jânio Quadros (1961) tomaram posse. Houve mais uma mudança no período militar: 15 de março, mesma data em que José Sarney e Fernando Collor assumiram o poder.
Congresso Nacional
Presidenta e Vice-presidente prestam o compromisso constitucional e são declarados empossados. Rito obrigatório previsto pela Constituição, assim como o discurso da presidenta ao Congresso.
Palácio do Planalto
A presidenta recebe a faixa presidencial no alto da rampa de entrada do palácio e discursa, no parlatório, para a população. Como a presidenta Dilma foi reeleita, receberá a faixa das mãos do Cerimonial da Presidência da República. Em 2010, recebeu das mãos do presidente Lula.
A faixa centenária
Um símbolo do poder presidencial, a faixa é usada nos desfiles de 7 de setembro ou em outros dias festivos. As especificações de usos e de formato constam de decreto de 1910, assinado por Hermes da Fonseca.
A faixa verde e amarela, de seda, tem 15 centímetros de largura. No alto, o Brasão da República é bordado com fios de ouro; na extremidade, a franja também é montada com correntes de ouro. Presa à roseta, há uma joia com diamantes e uma moeda de ouro que traz o Brasão da República, de um lado, e a frase presidente da República Federativa do Brasil, cunhada do outro.
O carro
O Rolls Royce, fabricado em 1952, é do modelo Silver Wraith Formal Cabriolet, com capacidade para sete passageiros. Desde a chegada ao Brasil, transportou todos presidentes da República. O primeiro a usá-lo, oficialmente, foi Getúlio Vargas durante uma cerimônia comemorativa do Dia do Trabalho. O Rolls-Royce transportou ainda vários Chefes de Estado e convidados ilustres, como a rainha Elizabeth II, o presidente francês Charles de Gaulle, o príncipe Phillip, o astronauta Yuri Gagarin e a Miss Universo Yeda Maria Vargas.

Nenhum comentário: