quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Governo Dilma propõe aos estados do Sudeste atuação integrada para combate ao crime organizado

Com informações do Ministério da Justiça
O governo federal propôs aos estados do Sudeste definir um planejamento operacional e uma atuação integrada entre as forças federais e estaduais de Segurança Pública no combate ao crime organizado. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira (7), em Brasília, pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em reunião com os governadores Geraldo Alckmin (SP), Fernando Pimentel (MG), Luiz Fernando Pezão (RJ) e Paulo Hartung (ES).
A articulação é baseada nas ações já executadas em quatro edições da Operação Brasil Integrado. Na última edição da Brasil Integrado, em 5 de dezembro, todos os estados do Brasil atuaram em conjunto, com estratégias compartilhadas entre os estados participantes e baseadas em informações de inteligência.
Segundo José Eduardo Cardozo,  a ideia com o encontro é definir uma ação concreta para o combate ao crime nos estados onde está a maior parte da população do Brasil. “Sem esta ação integrada e sem um planejamento comum e uma gestão coordenada não conseguiremos enfrentar o crime organizado de forma eficiente”, explicou.
Todos os secretários de Segurança Pública estarão reunidos nos próximos dias com os comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, delegados-gerais da Polícia Civil e demais gestores da Segurança Pública para, em uma semana, apresentar um modelo para composição do grupo operacional para definir as ações integradas nos estados. A determinação do governo federal é também de total articulação das forças federais e Exército.
Também ficou definida a realização de uma operação policial piloto com os quatro estados, com foco no combate ao crime organizado, tráfico de drogas e armas e crimes contra o patrimônio. O Ministério da Justiça também recebeu uma série de sugestões para a composição da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que trata da Segurança Pública e de dar maior autonomia para a União auxiliar os estados.
O encontro no Ministério da Justiça foi acompanhado pelos e representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Exército, além dos secretários de Segurança Pública dos quatro estados.

Nenhum comentário: