terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Em tempos de “Fora Richa”, Paraná tem o Carnaval mais politizado da história

Nunca antes na história do Paraná houve um Carnaval tão politizado como este de 2015.
O governador Beto Richa (PSDB) e os deputados que compõem a base de sustentação do tucano na Assembleia Legislativa, a “Bancada do Camburão”, são os alvos preferenciais de foliões em todo o estado.
Em Londrina, professores da UEL (Universidade Estadual de Londrina) vão colocar na rua hoje à tarde o bloco “Pacote do Calote”.
Em Curitiba, o “Bloco do Camburão”, que consiste numa van transformada em carro alegórico de professores e funcionários de escolas públicas, acampados no Centro Cívico, desde o último dia 9, virou ponto de atração turística.
Educadores de Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro, foram à avenida desfilar com faixas com a inscrição “Romanelli traíra”. O parlamentar, líder do governo Richa na Assembleia, abocanhou boa parte dos votos na cidade e na região.
Nos municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel, no Oeste, os foliões também prometem levar ‘humor ácido’ às ruas contra deputados e o governador tucano. Os iguaçuenses criaram o bloco “Beto Esponja – Sugando o Paraná” e os cascavelenses garantem que vão esbanjar alegria na avenida esta tarde — com muita política, é claro.
A pressão dos paranaenses nos parlamentares, que se alinharam ao governador do PSDB no tratoraço, semana passada, pela aprovação do confisco de R$ 8 bilhões da poupança previdenciária do funcionalismo e desmonte dos serviços públicos, parece que vem surtindo efeito. Educadores de União da Vitória, por exemplo, contam que foram procurados por um “arrependido” deputado Hussein Bakri (PSC).
Some-se ao engajamento do funcionalismo público grevista nos desfiles carnavalescos mais politizados da história do Paraná, o 1º concurso de “Marchinha do Camburão” lançado pelo Blog do Esmael cujo resultado será conhecido na quinta-feira, dia 19.
Nunca é demais lembrar que, neste sábado, dia 21, às 14 horas, protestos simultâneos pelo impeachment de Beto Richa — ou Fora Beto Richa — acontecerão em Curitiba, Paranaguá e Cascavel.
Por Esmael Morais - blog.

Nenhum comentário: