segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Reforma política é principal desafio da nova Bancada do PT

Com a expectativa de construir uma agenda nacional que responda aos anseios da sociedade, a Bancada do Partido dos Trabalhadores assumiu neste domingo um novo mandato – 2015 a 2019. Entre os principais desafios defendidos pela nova bancada, está a reforma política, citada como caminho para aprimorar o sistema eleitoral do País. A cerimônia de posse dos 513 deputados eleitos no pleito de outubro lotou os corredores da Câmara e contou com presença de parlamentares e familiares, além de autoridades.
A deputada Margarida Salomão (PT-MG), reeleita para o seu segundo mandato, afirmou que a expectativa é que o Legislativo possa atender à demanda da sociedade brasileira na direção de grandes transformações que estão colocadas e que são necessárias. “Uma delas é a reforma política, e a outra é a regulamentação dos meios de comunicação. Sem isso, vamos ser um Parlamento fechado em pequenas causas, na gestão do varejo e sem conseguir levar à frente o grande debate que a sociedade brasileira espera de nós”, enfatizou a petista.
Para o deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder da bancada, a expectativa é que a Câmara consiga construir uma agenda com os temas que a sociedade exige. “A reforma política é um desses temas. Não podemos vir aqui e nos perder no emaranhado de agendas menores, ou simplesmente agendas corporativas. O que eleva o conceito do Parlamento brasileiro é se ele discutir temas de interesse da sociedade brasileira. E uma das mudanças essenciais é a reforma política”, disse.
 A deputada Ana Perugini (PT-SP), eleita para o primeiro mandato na Câmara após passagem pela Assembleia Legislativa de São Paulo, destaca a área da educação como prioridade. “Nossa expectativa é ter bastante transparência no mandato que foi concedido pelos eleitores. Sem uma educação de fato, uma mudança na educação, em que haja uma ampliação do território curricular, a ampliação da permanência da criança dentro da escola não apenas para aprender português e matemática, mas também, para aprender os saberes da vida, não vamos ter o envolvimento da sociedade para enfrentar os temas colocados”. 
O deputado Assis Carvalho (PT-PI) destacou que existe atualmente uma pauta que é um clamor da sociedade: “Trata-se da necessidade de democratizar o sistema eleitoral do nosso País. Se não fizermos uma reforma política urgente, será insustentável”.
Na opinião do deputado Vicente Cândido (PT-SP), está sob a responsabilidade do Congresso Nacional fazer reformas importantes. Entre elas, a reforma política. “Precisamos mudar a imagem do Legislativo perante a população para a valorização da política e da cidadania, ou seja, muita energia e muita fé para que a gente vença os desafios”.
 Eleição da Mesa – Ainda neste domingo, às 18h, será realizada a sessão de eleição para a Presidência da Câmara e para os demais cargos da Mesa Diretora – biênio 2015/2016. O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) é um dos candidatos à Presidência da Casa. Também serão eleitos dois vice-presidentes e quatro secretários com quatro suplentes. 
Abertura do Ano Legislativo – Nesta segunda-feira (2), às 15h, está marcada a abertura da primeira Sessão Legislativa Ordinária da 55ª Legislatura. Para a cerimônia, são convidados os chefes do Executivo e do Judiciário, entre outras autoridades.
Gizele Benitz - PT na Câmara.

Nenhum comentário: