sábado, 18 de abril de 2015

Caso Verônica Bolina

Caso Verônica Bolina: Comissão de Direitos Humanos faz pedido de esclarecimentos ao Governador Geraldo Alckmin
 A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados encaminhou, nesta quinta-feira (16), pedido de informações ao Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e ao Procurador-Geral do Ministério Público-SP, Márcio Fernando Elias Rosa, sobre o abuso de autoridade cometido por policias contra a travesti Verônica Bolina. No último dia 12, Verônica foi presa e levada ao 2º Distrito Policial, no Bom Retiro. A vítima foi espancada, teve seus cabelos cortados e foi humilhada, tendo seios e nádegas expostos.
Em ofício, o Presidente da CDHM, deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), informou que a Comissão instaurou procedimento para acompanhar os crimes de tortura, agressão, racismo e homofobia, entre outros, praticados pelas autoridades policiais contra Verônica Bolina. Pimenta também requereu informações sobre as providências adotadas pelo governo Geraldo Alckmin e pelo Ministério Público de São Paulo para “rigorosa apuração do ocorrido, com vistas à punição exemplar dos culpados”.
No documento, o deputado Pimenta aponta que “nenhum ato que tenha sido praticado pela vítima, em legítima defesa ou não, tem o condão de justificar tamanha violência policial”. De acordo com o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a Comissão de Direitos Humanos tem entre suas atribuições avaliar e investigar as denúncias relativas à ameaça ou violação de direitos humanos.
GABINETE DEPUTADO FEDERAL PAULO PIMENTA
Jornalista Responsável: Fabrício Carbonel - Mtb 14.264
Assessoria de Imprensa: 61.8168.1313
Email: imprensa.paulopimenta@gmail.com

Nenhum comentário: