sábado, 18 de abril de 2015

Dilma parabeniza estudante que será primeiro brasileiro civil a ir ao espaço

A presidenta Dilma Rousseff parabenizou nesta sexta-feira (17), por meio de sua conta no Twitter, o estudante Pedro Nehme, pela conquista de ser o primeiro brasileiro civil a ir ao espaço, ainda neste ano.
Pedro, de 23 anos, é estudante de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília (UnB) e bolsista da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), estagiou na Nasa e, conforme destacou a presidenta em sua mensagem, foi da primeira turma do Ciência sem Fronteiras.
Nehme foi selecionado após vencer um concurso com outros 129 mil concorrentes de todo o mundo e fará um voo suborbital. Ele terá a missão de levar ao espaço um experimento, selecionado pela AEB, capaz de avaliar os diversos aspectos fisiológicos relacionados à exposição do corpo humano ao ambiente de microgravidade e hipergravidade, decorrentes de um voo suborbital tripulado.
A seleção do experimento para a viagem está sendo feita por meio do 5º Anúncio de Oportunidade (5º AO), do Programa Microgravidade da AEB. O edital é direcionado a escolas públicas de educação básica, em parceria com instituições de ensino superior (IES).
Competição
A competição foi promovida em 2013, por uma empresa aérea holandesa . O desafio consistia em adivinhar em qual ponto iria estourar um balão de alta altitude, monitorado por câmeras e GPS.
Dentre todos os candidatos, Pedro foi o que mais se aproximou do resultado final, vencendo a disputa. Atualmente, o estudante auxilia no desenvolvimento dos programas da AEB. Blog do Planalto.
Professor Nagib: barrar a PL 4330 - #VetaDilma


Nenhum comentário: