sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Dilma: esforço dos atletas garantiu medalhas; orgulho do governo é ter garantido oportunidades

Na comemoração dos dez anos do Programa Bolsa Atleta, a presidenta Dilma Rousseff afirmou, nesta quinta-feira (27), que o Brasil vai continuar investindo, de forma determinada e consistente, no esporte nacional. A presidenta parabenizou o desempenho da delegação brasileira nos Jogos de Toronto, no Canadá, e disse que os bons resultados comprovam o sucesso do programa. Ela recebeu no Palácio do Planalto a delegação de atletas brasileiros que participou dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos.
Dilma destacou que um grande orgulho foi saber que 78% dos competidores que defenderam o Brasil no Canadá são bolsistas do programa, e salientou o mérito pessoal dos atletas.
“Foi o esforço de vocês que garantiu a medalha. Foi o apoio das famílias de vocês. Certamente tem muitas mães dando apoio, dando estímulo e falando ‘vai que você consegue’. Porque mãe faz isso. Muitos pais também dando apoio. Sem sombra de dúvida é uma vitória que vocês conquistam. O que é o orgulho do governo? É ter garantido a oportunidade, é ter dado a oportunidade. Nós não damos vitória, nós só damos oportunidades. Quem dá a vitória são vocês mesmos, quem conquista a vitória. Daí porque eu fiquei muito feliz que os 78% recebam Bolsa Atleta.”
O Bolsa Atleta, criado em 2005, é o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. Beneficia atletas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais e garante condições mínimas para que se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento e às competições.
“Ao completar a primeira década de vida, o Bolsa Atleta, que foi objeto de muitas dúvidas, muitos falavam que o programa não ia dar certo, a gente vê que no teste de escala o programa passou. Porque nós concedemos agora em 2015, 6.093 bolsas e em 2005 eram 975. Vejam que a escala foi crescendo, até que chegamos a 43 mil bolsas nesses 10 anos. E garantimos também que essas bolsas tivessem continuidade ao longo dos 10 anos”, avaliou a presidenta.
Também destacou que é fundamental apoiar o esporte porque ele também é pré-condição para uma boa educação. “Esporte não é algo restrito a si mesmo. Esporte assegura não só muito mais capacidade de aprendizagem em todas áreas, mas também integra a cultura de um país”, disse.
Legado
Com o ânimo dos resultados dos jogos de Toronto, a presidenta disse que o País agora trabalha para assegurar o maior legado do investimento que tem feito nos atletas. “Trabalhamos para assegurar que o maior legado de nossa Olimpíada e Paralimpíada Rio 2016 seja o legado dessa formação de atletas de alto rendimento e de massificação do atletismo e de todos os demais esportes”.
Dilma destacou também que o investimento em infraestrutura também faz parte deste legado. São 16 centros de treinamento olímpico que foram instalados em todo o País, capazes de atender desde as categorias de base até as equipes de alto rendimento. “Essa infraestrutura espalhada por todas as regiões do Brasil vai nos permitir disseminar a cultura esportiva entre as crianças e jovens”.

Nenhum comentário: