quinta-feira, 1 de abril de 2010

O PIG e a Telebrás

Companheiros e companheiras,

O partido da imprensa golpista (PIG) não suportou, como é de seu feitio neoliberal e capitalista, ver a candidata do povo crescer nas pesquisas. Após um período sem entender o que teria acontecido, o PIG partiu para a intriga e para o jogo sujo, usando o que tem de mais poderoso: a pena e o lápis dos jornalistas e órgãos de imprensa patrocinados pelos donos do capital que não querem servir ao povo, mas sim servir-se do povo.

Além da pesquisa com dados obtidos com o chamado "vício de origem" feita pelo Datafolha, o caso da Telebrás está sendo bastante significativo para mostrar aos ainda incrédulos que o PIG existe, é forte e não pode ser desprezado.

Bastou o companheiro Lula ter afirmado que a empresa será reativada e que dará lucro para ser reinvestido em benefício da população menos favorecida, para os abutres do PIG voltarem contra ela suas baterias de infâmias e calúnias através dos mesmos jornais e revistas de sempre. Assim aconteceu com o caso da Eletronet, com o da suspeita de caixa dois e com o da nota do Tesouro. Embora as acusações não resistam aos mais simples argumentos, a tática é usar as manchetes e os textos mentirosos repetidas vezes, até parecer ser verdade.

A última tentativa que está sendo feita é a de semear intrigas entre membros do PT no governo e destes com os partidos que compõem a base aliada, pretendendo criar uma desestabilização interna que anteceda e favoreça o lançamento da candidatura de Serra.

Para isso, as publicações dos últimos dias ilustram bem essa tentativa. No dia 26, o boletim Teletime publicou matéria sob o título "PMDB aposta nos Correios como gestor do PNBL". No dia 30, o ministro Hélio Costa, em matéria divulgada pela imprensa, desmentiu o Teletime, afirmando que "Muito embora os Correios tenham capacidade para administrar o projeto, a empresa não foi considerada no processo. A principal opção em debate no governo é a de usar a Telebrás para ser a operadora do Plano Nacional de Banda Larga". Mesmo assim, ainda no dia 30 o Teletime enviava para seus seguidores no Twitter a matéria do dia 26, numa clara tentativa de reforçar a idéia que já sabia ser mentirosa, o que foi comprovado com as declarações do novo ministro Filardi: "Isso (a possibilidade dos Correios assumirem a banda larga) saiu agora. Não sei por que. Não há menor possibilidade. Não vi ninguém no ministério falando nisso e está fora de cogitação”.

Ainda no dia 29, ao ver que o PNBL não fora anunciado em nenhum dos seis eixos do PAC-2, o PIG "deitou e rolou", afirmando que as dúvidas sobre a Telebrás era o que estava emperrando o Plano.

Na audiência pública sobre o PNBL havida na Câmara no dia 30, embora o secretário Rogério Santanna e o ex-presidente da Anatel Pedro Ziller tenham sido bastantes claros e enfáticos ao dizer que a Telebrás é a melhor opção para gerir o PNBL, o PIG publicou em destaque apenas a versão das operadoras, onde estas afirmavam que são a melhor opção e que a Telebrás seria deficitária se viesse a ser utilizada.

No final do dia 30, ao perceber que a intriga ligando o PMDB e os Correios ao PNBL caíra por terra, o boletim Convergência Digital lança outra intriga sob o título "Serpro trabalha nos bastidores para operar rede nacional de banda larga", pretendendo intrigar o companheiro Mazoni, presidente do Serpro, com o companheiro Santanna, secretário de Logística e TI do Ministério do Planejamento e arquiteto da participação da Telebrás como gestora do PNBL.

No dia 31, é a vez da famigerada Folha de São Paulo se revezar com os demais e requentar o assunto já desmentido, publicando, em subtítulo, que a MP que cria os Correios S.A. "pode ser o primeiro passo para estatal abraçar programa de banda larga". Também no dia 31, jornal Valor Econômico (sociedade da Globo com a Folha) estampa manchete dizendo que a bolsa havia vetado a participação da Telebrás no seu índice, por ela ser inoperante.

Enfim, com o apoio também do demo-tucanato, a intenção do PIG é bastante clara e se baseia em quatro eixos:
- intrigar os membros do governo e da base aliada ligados ao PNBL, visando impossibilitar a execução deste plano;
- levar a população a acreditar que a reativação da Telebrás tem o objetivo de apenas beneficiar a criação de cargos públicos e membros do PT que teriam "interesses na empresa";
- se não conseguir detonar o PNBL, fazer com que as grandes operadoras o liderem, através de subsídios fiscais (leia-se: impostos pagos pelo povo);
- evitar que o companheiro Lula reative a Telebrás e, assim, não cumpra com o que afirmou publicamente, para depois acusá-lo de ter enganado o povo.

O que o PIG e demo-tucanato ainda não perceberam é que não foi com mentiras, com enganações e com trapaças que Lula e o PT conquistaram a confiança do Brasil e até do mundo nos últimos 25 anos. Não foi também com covardia política ou pessoal que Lula se transformou no presidente mais popular, respeitado e admirado que este país já teve, como atestam as últimas pesquisas que lhe dão quase 80% de aprovação popular. Esse índice, para um presidente em final de mandato e após oito anos de gestão, é um fato inédito na história do Brasil.

Não perceberam também que podem até enganar muitos durante algum tempo, mas o povo honesto e simples tem mais sabedoria do que eles supõem, e não poderá ser enganado durante todo o tempo. Assim foi com Lula nas últimas duas eleições e será com Dilma em outubro.

Um abraço e DILMA 2010!

Roberto Carvalho

11 comentários:

Anônimo disse...

MEUS PARABÉNS ROBERTO CARVALHO.

ESSA É A RESPOSTA QUE NÓS O POVO QUERIAMOS DAR AO PIG.
FICAR LENDO NOTICIAS PAGAS E MALICIOSAS EM UMA IMPRENSSA COVARDE QUE POR TER O PODER DA MIDIA NA MÃO FALA E ESCREVE O QUE QUER, MENTINDO AO PÚBLICO
SÓ QUE O POVO NÃO É BURRO E SABE DA HONESTIDADE E CARATER DO NOSSO PRESIDENTE LULA, E SABEMOS QUE ELE É UM HOMEM DE PALAVRA.
MAIS UMA VEZ MEUS PARABENS.

Anônimo disse...

Espero relamente que nosso Presidente mantenha sua palavra sobre a reativação da Telebrás...senão!!!!vai ser um verdadeiro tiro no pé...

Thomas Hessel disse...

Primeiramente gostaria de parabenizar a Dilma e o nosso governo pelo trabalho que esta sendo realizado, sem dúvidas o Brasil ganhou muito com esse governo.
Agora só não consigo entender por que nosso governo ainda não deu um "chega pra lá" no PIG.
Se mesmo depois do nosso Presidente anunciar publicamente que irá reativar a Telebrás o povo ainda tem dúvidas disso por conta das tramóias do PIG, por que então não rebatê-los, ou melhor, desmascará-los de uma vez, fazendo um novo anuncio publico informando quais são as opções e seus pesos como possíveis gestoras para o PNBL. Assim estaríamos aparando as arestas que o PIG usa para trazer a discórdia entre nós.

Unknown disse...

Este esclarecimento é um alívio!!!
Sempre confiei no presidente Lula e sei que ele jamais voltaria atrás depois de dar sua palavra sobre a reativação da Telebras. Quando foi perguntado pelo reporter ele poderia ter dito qualquer coisa, mas resolveu dizer a mais comprometedora e que impulsionou milhares de brasileiros como eu colocar todas suas economias nas ações da Telebras.

Continuamos com o presidente e com a Dilma 2010!!!

Unknown disse...

Este esclarecimento é um alívio!!!
Sempre confiei no presidente Lula e sei que ele jamais voltaria atrás depois de dar sua palavra sobre a reativação da Telebras. Quando foi perguntado pelo reporter ele poderia ter dito qualquer coisa, mas resolveu dizer a mais comprometedora e que impulsionou milhares de brasileiros como eu colocar todas suas economias nas ações da Telebras.

Continuamos com o presidente e com a Dilma 2010!!!

Contraditório disse...

Não concordo que essa seja a opinião do povo. Sou do povo e assim não penso e sou adepto de passar para a iniciativa privada (devidamente controlada) tudo o que for possível, por ser mais fácil de obter recursos para investimento, e facilitar o controle por parte da sociedade. Solicito colocar um quadro comparativo apresentando as realizações do antigo sistema Telebras (quantidade de terminais instalados e capacidade agregada de transporte de dados, voz e imagem) e o pós-privatização, em lugar de usar palavras de ordem. Também apresentar as vantagens e desvantagens de cada modelo.

Anônimo disse...

Demora para o pessoal esquecer o medo que o PSDB colocou em todo o mundo sobre o PT/Lula e ver que o PSDB é o unico que vendem, vendem, vendem os bens do Brasil.

Anônimo disse...

É óbvio que a iniciativa privada vai chorar, ao ver parte de seu lucro astronômico ser dividido com o povo brasileiro para melhorar o acesso à educação aos menos favorecidos.

Anônimo disse...

Essa palhaçada de dizer que o lucro é distribuido pelo povo brasileiro tem que acabar. É a iniciativa privada que inventa e produz toda a tecnologia que o povo usa meu caro. Vocês só sabem ficar sonhando sentado numa rede sem saber absolutamente nada de nada. A iniciativa privada não tem o que reclamar das ações da Telebrás no governo Lula. Veja essa reportagem (conheço o caso de perto). Duvido que qualquer um de vocês possa dizer que isso é mentira. Ministro do Lula e Telebrás botando dinheiro no bolso de empresário sem prestar um serviço sequer. O que é isso companheirada????

Jerry Furtaso disse...

Nos últimos meses vimos por diversas vezes, as notícias de ativação e não ativação da TELEBRAS. No entanto, verifico que não há um posicionamento claro, por parte do Governo, a respeito do fato. Tendo em vista os inúmeros adiamentos da decisão de ativação da TELEBRAS,no decorrer deste ano, e sem uma explicação aceitável, só fomenta as desconfianças. Com isso produz-se farta munição para a oposição bombardear os noticiários. Se são notícias verdadeiras ou falsas só o tempo dirá, devido ao fato de que muitas afirmações da base do Governo não corresponderem aos fatos verdadeiramente. Tomemos como exemplo a novela TELEBRAS. Comecei a acompanhar desde fevereiro, e de lá para cá já se foram diversos anúncios não realizados, simplesmente frustrando as expectativas dos cidadão.
Espero realmente que o Governo reative a TELEBRAS, por ser um nacionalista e anticapitalista selvagem. E digo mais, esse ato, Governamental, vai ser um golpe doído naqueles que entregaram, para os capitalistas, as nossas empresas, os privatizadores.

Anônimo disse...

RSRSRS