quarta-feira, 27 de julho de 2011

Debate sobre exame da OAB nesta quarta-feira

Separar o joio do trigo - o profissional qualificado do que não detém conhecimento técnico - ou promover uma limitação profissional? O debate sobre o Exame de Ordem da OAB, necessário para que os bacharéis em direito possam exercer a advocacia, é extenso e, até o momento, não encontrou consenso. Tanto que, na semana passada, o Ministério Público Federal, na figura do subprocurador-geral, Rodrigo Janot, emitiu parecer opininando pela inconstitucionalidade do exame. Segundo ele, a prova serviria como limitador ao livre exercício da profissão e feriria a Constituição Federal.
Para esclarecer dúvidas e estimular o debate sobre o assunto, o Pernambuco.com convidou advogados e professores do direito para conversarem entre si e com os internautas sobre a legalidade do exame, sua aplicação e sua função - já que os bacharéis em direito são os únicos submetidos a uma avaliação do gênero antes de exercer uma das vertentes práticas do bacharelado.

O debate será realizado nesta quarta-feira, (27), às 15h, por meio de chat e da rede de microblogs Twitter. O acesso ao bate-papo é livre e o link para o chat estará nos portais Pernambuco.com e Diariodepernambuco.com.br. Pelo Twitter, os usuários poderão conversar com os entrevistados com a ajuda da hashtag #DebateOAB e terão as questões respondidas pelos debatedores e pela conta do Pernambuco.com, bem como no chat, atualizado em tempo real.
Participam do debate o membro da Diretoria da Associação Brasileira do Ensino do Direito, Jayme Benvenuto, o vice-presidente do Movimento Nacional dos Bacharéis de Direito, Vinícius Di Cresci, do Rio de Janeiro, e o Advogado da MDP Advogados, Alexandre Mazza, de São Paulo
Debate sobre Exame da OAB
Quarta-feira, 27 de julho, às 15h
www.diariodepernambuco.com.br

16 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou um burro e não entendo nada. Então eu deixo esta questão para o STF resolver. Existe algum lugar mais adequado para encerrar esta polêmica?

Anônimo disse...

Falta pouco para acabar a reserva de mercado.

LIBERDADE disse...

DIGA NÃO À RESERVA DE MERCADO!

Silvia RJ disse...

http://www.youtube.com/watch?v=O7SloC6HnYs

LIBERDADE disse...

BACHARÉIS EM DIREITO PARTICIPEM!!!
MARCHA CONTRA EXAME OAB DIA O8.08.2011, ÀS 17 HORAS, OAB SÉ SÃO PAULO.
NAIANA

LIBERDADE disse...

DIGA NÃO À RESERVA DE MERCADO!
CONFIRA:
http://www.youtube.com/watch?v=O7SloC6HnYs
BACHARÉIS EM DIREITO UNIDOS VENCEREMOS.

LIBERDADE disse...

DOUTORES, VAMOS ORGANIZAR TAMBÉM A NOSSA DEFESA!
VIVA PGR DO BRASIL!!!!

LIBERDADE disse...

DIVULGUEM: É HOJE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Debate sobre Exame da OAB http://dilma13.blogspot.com/2011/07/debate-sobre-exame-da-oab-nesta-quarta.html?utm_source=twitterfeed
Quarta-feira, 27 de julho, às 15h.

LIBERDADE disse...

VIVA LIBERDADE NO BRASIL.
DIGA NÃO À DISCRIMINAÇÃO!!!

LIBERDADE disse...

EXCELÊNCIA PRECISAMOS DO SEU APOIO.
OS BACHARÉIS DO BRASIL.

LIBERDADE disse...

http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110726153930

Oduvaldo "Dudu" Gama de Oliveira disse...

Muito importante fazer esse debate! Espero que todos tenham nas mãos a CF e respeitem o seu magno conteúdo!

AJSG disse...

Este exame da OAB é uma afronta a CF, é óbvio que é inconstitucional, não precisa ser Bacharel em Direito para interpretar o artigo da Constituição e constatar que é inconstitucional. O pior que a OAB esta batendo de frente com MPF, Presidenta, por favor, acabe com essa pouca vergonha.

Anônimo disse...

LIBERDADE, LIBERDADE, AVANTEN, VAMOS LIBERTOS OS ESCRAVOS DA OAB!

Helena Nunes disse...

A OAB através de alguns dirigentes tenta confundir ao máximo a sociedade leiga, e não consegue debater a questão com seriedade em mesa redonda com transparência junto aos Bacharéis.
Chega de imposição é hora dos meios de comunicação televisiva chamar para o debate algo que vai de encontro ao respeito a nossa Carta Magna.
Nós Bacharéis aprendemos com nossos mestres Doutores em direito Constitucional e os dirigentes da OAB e demais apoiadores do exame de ordem assistiram as aulas ou ao menos leem a Constituição Federal do país?
Do que os senhores têm medo?

PROFETA GENTILEZA disse...

FORRA DA CONSTITUIÇON NOM HÁ SALVAÇON !