quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Desemprego fica em 6% em julho, menor para o mês desde 2002

LEILA COIMBRA - DO RIO - DE SÃO PAULO

A taxa de desemprego ficou em 6% em julho, abaixo dos 6,2% apurados em junho. Segundo divulgação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desta quinta-feira (25), este é o menor percentual para os meses de julho desde o início da série, em março de 2002.
Segundo o coordenador da pesquisa de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, tradicionalmente no mês de julho há uma grande absorção de mão de obra pela indústria para produtos e serviços no segundo semestre.
Rendimento médio sobe 4% pelo 3 mês na comparação anual
Salários sobem em ritmo maior do que lucro das empresas
Aumenta medo de desemprego, afirma pesquisa da CNI
No ano, a menor taxa havia sido registrada em janeiro, quando a variação ficou em 6,1%. Em comparação a julho de 2010, houve um recuo de 0,9 ponto percentual, pois a taxa verificada há uma ano era de 6,9%.
Segundo o instituto, o número de pessoas ocupadas nas seis principais regiões metropolitanas do país ficou estável de junho para julho, com 22,5 milhões de pessoas com emprego ante 1,4 milhão de desocupados. Frente a julho do ano passado, apresentou queda de 12,1% (menos 200 mil pessoas a procura de trabalho).
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado registrou alta de 1,2%, para 10,9 milhões, na comparação com junho. Na comparação anual, houve uma elevação de 7,1%, representando um adicional de 726 mil postos de trabalho com carteira assinada.
O rendimento médio real (descontada a inflação) dos ocupados chegou ao valor mais alto para os meses de julho desde 2002, com a cifra de R$ 1.612,90. A elevação foi de 2,2% na comparação mensal e de 4% ante julho de 2010.
Para o coordenador da pesquisa, houve também uma melhora da qualidade dos empregos criados, já que o número de vagas com carteira assinada aumentou. Segundo Azeredo, os números sobre o mercado de trabalho estão parecidos com os de 2010, quando a economia brasileira estava aquecida e cresceu 7,5%.
"Estamos no ano de 2011 em um patamar muito semelhante ao de 2010. A economia estava muito aquecida no ano passado. Então, não estamos com a economia prejudicada agora, é porque há uma elevada base de comparação. Estamos mantendo o mesmo patamar do ano passado", ressaltou Azeredo.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Emprego, verificados nas cidades de Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

8 comentários:

Salomão disse...

GETÚLIO VARGAS ERA PRA TER SE REIVENTADO ANO APÓS ANO PRA CONTINUAR NO PODER !!!!

Eduardo disse...

Meu pai costuma contar que a uns 9 anos atras, jovens como demoravam anos para conseguir o primeiro emprego. E hoje eu estou tendo a oportunidade de escolher entre 4 empresas para trabalhar.

Obrigado Lula e obrigado Dilma!!!

Salomão disse...

A CHINA SÓ TEM NOTÍCIAS BOAS NO MERCADO FINANCEIRO LOCAL !!!!

O BRASIL PODE RESPIRAR ALIVIADO PELO CRESCIMENTO ECONÔMICO CHINÊS QUE CRESCE 10% DO PIB AO ANO !!!!

Salomão disse...

A CHINA VIU BRASIL ?????

A CHINA CRESCE 10% DO PIB AO ANO E SÓ VEM BOAS NOTÍCIAS DO CRESCIMENTO ECONÔMICO CHINÊS !!!!

O PROFETA GENTILEZA disse...

O SALOMÃO JÁ SABE DA LENDA !!

Salomão disse...

A CHINA CRESCE 10% DO PIB AO ANO E COMPRA COMMODITIES, MATÉRIAS-PRIMAS, PRODUTOS PRIMÁRIOS DA ÁSIA, ÁFRICA, AMÉRICA LATINA.

A CHINA É O MAIOR COMPRADOR DE PRODUTOS PRIMÁRIOS DO MUNDO !!!!

O BRASIL PODE RESPIRAR ALIVIADO PELO CRESCIMENTO ECONÔMICO CHINÊS QUE CRESCE 10% DO PIB AO ANO.ANO E COMPRA COMMODITIES, MATÉRIAS-PRIMAS, PRODUTOS PRIMÁRIOS DA ÁSIA, ÁFRICA, AMÉRICA LATINA.

A CHINA É O MAIOR COMPRADOR DE PRODUTOS PRIMÁRIOS DO MUNDO !!!!

O BRASIL PODE RESPIRAR ALIVIADO PELO CRESCIMENTO ECONÔMICO CHINÊS QUE CRESCE 10% DO PIB AO ANO.

Salomão disse...

A CHINA COMPRA DA AUSTRÁLIA QUE TEM A RIO TINTO UMA DAS MAIORES MINERADORAS DE MINÉRIO DE FERRO DO MUNDO QUE É ANGLO-AUSTRALIANA.

A RIO TINTO COMPETE COM A VALE NA VENDA DE MINÉRIO DE FERRO E BATEU O RECORDE DA VALE NOS LUCROS E NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A MINERADO BRASILEIRA VALE QUE PERDEU A LIDERANÇA MUNDIAL PARA A MINERADORA ANGLO-AUSTRALIANA RIO TINTO ?????TINTO UMA DAS MAIORES MINERADORAS DE MINÉRIO DE FERRO DO MUNDO QUE É ANGLO-AUSTRALIANA.

A RIO TINTO COMPETE COM A VALE NA VENDA DE MINÉRIO DE FERRO E BATEU O RECORDE DA VALE NOS LUCROS E NA PRODUÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A MINERADO BRASILEIRA VALE QUE PERDEU A LIDERANÇA MUNDIAL PARA A MINERADORA ANGLO-AUSTRALIANA RIO TINTO ?????

O PROFETA GENTILEZA disse...

minério não dá duas safras !!