sábado, 10 de setembro de 2011

11 de setembro - 1973 / 2001

GUERRILHEIROS VIRTU@IS: dois acontecimentos, na data de 11 de setembro, se relacionam diretamente aos EUA. Em 1973, sob a batuta da CIA e do Departamento de Estado norteamericano, é derrubado o presidente constitucional do Chile - o Socialista Salvador Allende;


Em 2011, não se sabe se com ou sem conhecimento destes mesmos personagens, são atacadas as torres gemeas do Word Trade Center! No Paraná Blogs fizeram esta postagem:

O outro 11 de Setembro foi ainda mais brutal

Calcula-se que resultou em 40 mil mortos – tão covardes como as do World Trade Center, em Nova York.

A diferença é que, naquele caso, os americanos eram os agressores, ao menos colateralmente, alinhados em emoção e logística aos assassinos.

A América transforma hoje num parque de diversões, com direito a hot dog e souvenirs, o ground zero da barbárie perpetrada pela Al Qaeda, mas não se inquieta nem um pouco em lembrar a carnificina patrocinada pela Casa Branca no Chile que Pinochet assumiu.

11 de setembro de 1973: Salvador Allende, presidente eleito, é derrubado por um golpe militar tramado nos gabinetes de Washington e apoiado operacionalmente pela CIA.

Henry Kissinger, que era o ministro do Exterior (Secretário de Estado, se diz nos EUA) na administração Richard Nixon, já se resignou a confessar mil vezes a interferência americana na política chilena, com vistas a derrubar Salvador Allende.

Documentos referentes à Operação Condor – a conspiração que visava a extirpar a ferro e fogo os traços de qualquer resistência antiamericana do México para baixo – mostram que as ações clandestinas e ilegais tinham apoio da ditadura brasileira.

Me lembro que meu vizinho de andar, em Ipanema, um coronel que a gente desconfiava ser graduado agente do SNI, cruzou comigo no elevador dias antes do golpe em Santiago, maleta na mão, apressado, a caminho do exterior.

Pode ser só uma coincidência.


O presidente Allende era socialista – e um democrata. Ser socialista já bastava aos brucutus da reação para justificar a quebra da ordem democrática. A direita republicana dos EUA ajudou e bateu palmas. Jornalões brasileiros gostaram da faxina ideológica. Implantou-se uma ditadura fardada que fuzilava os dissidentes a sangue frio.

Os norte-americanos acham que os ditadores deles são melhores que os ditadores que são contra eles; que os mortos deles valem mais do que homens, mulheres e crianças que a América mata ou ajuda a matar.

No Chile ontem, no Iraque e no Afeganistão hoje.

Os americanos têm o mundo no umbigo.

5 comentários:

Anônimo disse...

O pai da minha namorada morreu durante a ditadura no Chile.
Deus quera que a America Latina não passe por isso novamente.

Carlos disse...

Lamentavel o que ocorreu no Chile e nos Estados Unidos.

AUGUSTO BRETAS disse...

A HISTÒRIA VOA COMO UM PÀSSARO. NA MEMÒRIA DE CADA OBSERVADOR, O IMPACTO DAS TRAGÈDIAS E O DELEITE DAS COMÈDIAS. E AS REVERBERACÒES CONTAM MUITO A HISTÒRIA DO NARRADOR, QUE NÀO CONSEGUE SE ABSTRAIR DAS IMAGENS QUE FICARAM PLASMADAS JUNTAS A OUTRAS DA INFÀNCIA E QUE SE FUNDEM E SE CONFUNDEM NAS NARRATIVAS. AS TENDÈNCIAS POLÌTICAS TENDEM A DAR UM CUNHO IDEOLÒGICO - POR ESSE MOTIVO, È QUASE IMPOSSÌVEL A ISENCÀO DO DEPOIMENTO DE TESTEMUNHAS. ENQUANTO SALVADOR ALLENDE DESPERTAVA NA AMÈRICA O SONHO SOCIALISTA, ATRAINDO BRIGADAS DO MUNDO INTEIRO, MERCENÀRIOS CHILENOS - QUE HAVIAM LUTADO NO VIETNÀ - FORAM INFILTRADOS PARA PROVOCAR O CAOS E A INTERVENCÀO MILITAR. JÀ O ATAQUE ÀS TORRES GÈMEAS FOI O RESULTADO DE UM JOGO METICULOSO DE XADREX. TRAMARAM UMA OPERACÀO DE ALTO NÌVEL, INFILTRANDO OS PEÒES VOADORES E QUE IRIAM DERRUBAR AS DUAS TORRES BRANCAS DO TABULEIRO, ATACAR OS CAVALOS (PENTÀGONO) O REI E A RAINHA BRANCA (A CASA BRANCA) E O CAPITÒLIO. NÀO SABEMOS SE OUTROS AVIÒES FORAM IMPEDIDOS DE ALCAR VÒOS = PODERIA SER 8 AVIÒES, CARACTERIZANDO OS 8 PEÒES DO REI PRETO. A HISTÒRIA - COMO DISSE - È VOLÀTIL ! CADA UM SONHA AS SUAS VERSÒES.

Anônimo disse...

A REDE GLOBO FALA MUITO DO ONZE DE SETEMBRO EM QUE FORAM DERRUBADAS AS TORRES EM NOVA YORQUE. MAS NADA FALA DOS ASSASSINATOS NO CHILE EM ONZE DE SETEMBRO DE I973.É QUE ELA É INIMIGA DOS BRASILEIROS E LATINOS E NORTE AMERICANA DE CORAÇÃO.

Anônimo disse...

Os dois acontecimentos foram lamentaveis.