Emiliano José, deputado federal do PT (BA), professor e jornalista, é um entusiasta da regulação da mídia no Brasil. Para ele, o Brasil não pode conviver com um vácuo de regras para o setor, na contramão do que ocorre nos Estados Unidos, Europa e em vários de países da América Latina.
O parlamentar faz questão de frisar que a regulação dos meios de comunicação que defende nada tem nada a ver com a censura. “Queremos, como bem diz Venício de Lima, a horizontalização da propriedade dos meios de comunicação, de forma a ampliar na mídia a presença de novas vozes - até hoje descartadas”, resume. Mais:
Um excelente artigo na Carta Capital
Recomendo a leitura de Maurício Dias, Equívocos Bilaterais... Recomendo a leitura na edição desta semana da Carta Capital (nas bancas) do artigo "Equívocos bilaterais", de Maurício Dias, na coluna Rosa dos Ventos. Uma análise precisa sobre os dilemas da prática jornalística e um alerta frente à campanha deflagrada pela grande imprensa contra o marco regulatório.
Dias cita matéria da revista VEJA de duas semanas atrás e os métodos do semanário da Abril como exemplo de abusos recentes cometidos pela mídia. Ele aponta o constrangedor silêncio da grande imprensa sobre o episódio e analisa, ainda, a defesa do marco regulatório pelo PT em seu 4º Congresso encerrado na semana passada.
Um comentário:
17 de setembro - Marcha contra a revista Veja
No próximo dia 17 de setembro, a partir das 14h, será realizada uma mobilização contra a revista Veja.
De acordo com o convite, postado no facebook, "Veja caminha longe da Ética e da Democracia, não leva o jornalismo a sério e engana a população".
Os organizadores, que prometem também um tuitaço, pretendem sair em marcha de frente do Masp, onde estarão concentrados a partir das 14h, e seguir até a avenida Consolação.
Segundo Adolfo Pinheiro, um dos organizadores da atividade, trata-se de um protesto em favor da verdade, ética e cidadania. "Vamos combater a farsa, mentira e manipulação da mídia. Levem seus cartazes e suas bandeiras", convida o militante pela democratização, que se diz indignado com os ataques permanentes da publicação da editora Abril, citando como o mais recente desserviço, a que escolheu como alvo o petista José Dirceu.
Serviço: Manifestação pelo direito à informação e contra a manipulação de Veja
Data/Horário: 17/09/2011 (Sábado) / 14h
Concentração: Vão livre do Masp - Avenida Paulista
Fonte: Linha Direta
Postar um comentário