Thais Leitão, Agência Brasil
“A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir 159 milhões de toneladas. O resultado da oitava estimativa, divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), supera em 6,3% a safra recorde de 2010, que totalizou 149,6 milhões de toneladas. Além disso, é 0,1% maior do que a prevista em julho.
De acordo com dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a área a ser colhida em 2011, de 48,8 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 4,9% em relação à de 2010. As três principais culturas, que somadas representam 90,6% da produção, devem registrar aumentos na área colhida. No caso do arroz, o acréscimo é 1,6%; para o milho, o IBGE estima 4% de elevação; e para a soja, 3,3%.
No que se refere à produção, o arroz e a soja mostram acréscimos de 18,9% e 9,3%, enquanto o milho, redução de 0,7%.
Entre as regiões, a Sul lidera o volume de produção, com 66,3 milhões de toneladas. Em seguida, aparecem a Centro-Oeste, com 55,8 milhões de toneladas; a Sudeste, com 17,2 milhões de toneladas; a Nordeste, com 15,3 milhões de toneladas; e a Norte, com 4,4 milhões de toneladas. Na comparação com 2010, há incremento em todas as regiões: Norte (9,2%), Nordeste (30,1%), Sudeste (1,0%), Sul (3,3%) e Centro-Oeste (6,2%).
O estado de Mato Grosso ocupa a liderança na produção nacional de grãos, com uma participação de 19,6%. Com esse resultado, o estado supera o Paraná (19,4%), que apresentou prejuízos nas culturas do feijão segunda e terceira safras, de aveia, trigo e, principalmente, do milho segunda safra. As perdas, tanto em relação à quantidade de grãos quanto à qualidade dos produtos, ocorreram em função da estiagem em maio, geada em junho e excesso de chuva em julho deste ano.
Entre os 25 produtos selecionados, 14 apresentam variação positiva na estimativa de produção em relação ao ano anterior, com destaque para algodão herbáceo em caroço (73,8%), amendoim em casca primeira safra (25,9%), arroz em casca (18,9%) e batata-inglesa primeira safra (13,5%).”
http://nogueirajr.blogspot.com/
5 comentários:
O FHC chamou os aposentados de "vagabundos", a esquerda de “jurássica” e “neoboba”. Professores de “vozes do atraso”
No auge do maior desemprego da história do Brasil causado por seu próprio governo, FHC disse que quem estava desempregado era porque não tinha se qualificado, não sabia inglês e informática.
A vale foi vendida a preço de banana, se tivesse tempo teria vendido a Petrobrás por uns 30 bilhões sendo q ela vale hoje uns 300 bilhões.
entre outros..
A IMPORTÀNCIA DA BOLSA FAMÌLIA E DO MICRO-CRÈDITO, IRRIGANDO A CAPILARIDADE PERIFÈRICA, OXIGENANDO A ECONOMIA EM BOLSÒES DE POBREZA, QUASE SEMPRE COM O CAPITAL RETORNANDO EM COMPRAS DE PRODUTOS DE NECESSIDADE BÀSICA, GARANTINDO A REPOSICÀO DE ESTOQUE E CAPITALIZANDO OS PRODUTORES. È A RODA DA ECONOMIA PERPETUANDO O GIRO DO CAPITAL E O TRÀNSITO DAS MERCADORIAS. MEDIDA JUSTA E INTELIGENTE, GARANTINDO O ABASTECIMENTO E INSUFLANDO OTIMISMO ALENTADOR DE DIAS MELHORES PARA OS QUE VIVEM ABAIXO DA LINHA DA POBREZA. NÒS VAMOS ATRÀS DAS OVELHAS PERDIDAS. VIVA DILMA EM 2.014.
vem dizer que o PT é responsavel pela plantação da iniciativa privada??? PQp COMO VC SÃO LADRÕES!! NEM O TRABALHO DOS FAZENDEIROS VCS RESPEITAM.. BANDO DE SAFADOS LADRÕES.
vem dizer que o PT é responsavel pela plantação da iniciativa privada??? PQp COMO VC SÃO LADRÕES!! NEM O TRABALHO DOS FAZENDEIROS VCS RESPEITAM.. BANDO DE SAFADOS LADRÕES.
A GRANDE E UNICA VERDADE É QUE EMPRESARIOS SEM NENHUM ESCRUPULO ESTÃO A CRIAR, ESTA ONDA DE ATOS DE REVOLTA . QUE DEVO SALIENTAR AQUI. NÃO É POPULAR .
CAMINHADA DESTA OU DAQUELA ?
A VERDADE ESTÃO ACOSTUMADOS A SONEGAR IMPOSTOS E A CPMF É O UNICO MEIO DE NÃO HAVER SONEGAÇÃO .
O QUE ELES NÃO QUEREM É A VOLTA DA CPMF.
Postar um comentário