Paulo Renato Paim (Caxias do Sul, 15 de março de 1950) é um político brasileiro, metalúrgico formado pelo SENAI, casado e pai de cinco filhos. Foi deputado federal de 1987 a 2002. Desde 2003 é senador pelo estado do Rio Grande do Sul. É filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Canoas, RS, em dois mandatos consecutivos,que foram de 1981-1984 e 1984-1985. Assumiu o cargo de Secretário-Geral da CUT Nacional, em 1983,e no ano seguinte,foi eleito Vice-Presidente, função esta que ocupou até 1986.
Do outro lado: Dilma Vana Rousseff Linhares (Belo Horizonte, 14 de dezembro de 1947) é uma economista e política brasileira, filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). Foi a primeira mulher a ser nomeada ministra-chefe da Casa Civil, cargo que exerce desde 21 de junho de 2005. Dilma é filha do advogado e empreendedor búlgaro (naturalizado brasileiro) Pedro Rousseff (em búlgaro Петър Русев, Pétar Russév). Graduou-se pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado em teoria econômica e doutorado em economia monetária e financeira, ambos pela Universidade Estadual de Campinas.
Na década de 1960, durante o regime militar, participou da luta armada atuando em organizações clandestinas e terroristas de esquerda, como a Política Operária e o Comando de Libertação Nacional (COLINA). Participou, na época, da ação que roubou o cofre do ex-governador de São Paulo Ademar de Barros, em 18 de junho de 1969, na cidade do Rio de Janeiro, de onde foram subtraídos 2,6 milhões de dólares, que em valores atuais significam 16 milhões de dólares.
Posteriormente, esteve presa entre 1970 e 1973 nos órgãos públicos de repressão política, época em que afirma ter sido torturada. Em dezembro de 2006, a Comissão Especial de Reparação da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro aprovou um pedido de indenização por parte de Dilma e outras dezoito pessoas presas em dependências de órgãos do governo estadual na época . No fim da década de 1970, casou-se com o também militante político Carlos Araújo, com quem teve uma filha, e fixou residência no Rio Grande do Sul. Hoje são divorciados. Participou da reestruturação do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), vinculada ao grupo de Leonel Brizola. Após a perda da sigla para o grupo de Ivete Vargas, participou da fundação do Partido Democrático Trabalhista (PDT).
Foi secretária de Minas e Energia durante o governo Alceu Collares no estado, entre 1991 e 1995. Em 1998 o petista Olívio Dutra ganha as eleições para o governo gaúcho com o apoio do PDT no segundo turno e Dilma retornou à Secretaria de Minas e Energia. No final de 1999 o PDT deixa o governo e exige de seus filiados a entrega dos cargos. Dilma sai do PDT e filia-se ao PT continuando no governo a exemplo do que também fizeram Emília Fernandes, Milton Zuanazzi e o trabalhista histórico Sereno Chaise. Dilma Rousseff integra o Governo Lula desde o início, em 1 de janeiro de 2003, como ministra de Minas e Energia. Trocou de cargo, e passou a chefiar a Casa Civil em 21 de junho de 2005. Fonte: Wikepédia.
Na sua opinião, qual o melhor candidato do PT para 2010?
17 comentários:
Aécio Neves
marta relaxa e goza suplicy
Marisa que não fala ,porisso não diz bobagens.
Mesmo não gotando, SERRA na cabeça!
Dilma Rousseff!
Entre o vampiro José Serra que compra a Mídia Conservadora e a Ministra Dilma Rousseff, sou mais a DILMA.
SE O PT INDICAR MESMO A DILMA, ACONTECERÁ O MESMO QUE OCORREU EM SÃO PAULO COM A MARTA: UMA CRIATURA 'QUEIMADA' PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA DEPOIS QUE 'LARGOU' O MARIDO E, MAIS RECENTEMENETE, COM AQUELA EXPRESSÃO INFELIZ NO MOMENTO QUE MILHARES DE PESSOAS AMARGAVAM NAS FILAS DOS AEROPORTOS. A DILMA, POR SUA VEZ É AQUELA PESSOA APENAS TÉCNICA. NÃO TEM CARISMA NENHUM. AO CONTRÁRIO, TEM EXPRESSÕES EXTREMAMENTE SÉRIAS E AMARGAS, TÍPICAS DE MILITARES DE ALTA PATENTE. TALVEZ OS HORRORES DA DITADURA TENHAM MOLDADO SUA FORMA DE SER. O LULA PRECISA PARAR DE INDICAR POR AMIZADE. PRECISA UTILIZAR PILARES CORRETOS E CONCRETOS: COMPETÊNCIA, CARISMA E CONTRIBUIÇÕES PARA O PAÍS.
ACHO O PAIM O MELHOR NOME PARA O PT NA ESFERA NACIONAL, PELO O QUE ELE REPRESENTA, POR SUA HITÓRIA E, PRINCIPALMENTE, PELA APROVAÇÃO DO PROJETO DE LEI QUE BENEFICIA OS APOSENTADOS. QUAL A FAMÍLIA BRASILEIRA QUE NÃO TEM UM APOSENTADO. MUITAS SÃO SUSTENTADAS POR ESSES 'GUERREIROS'.
ABRAÇOS,
O Diabo!! hahaha Vou de Serra!!
O Paim é sério, já essa tal de dilma é uma pilantra de marca maior. Mesmo assim, dentre as opções postas, o menos ruim é o Serra.
DILMA GORDONA RUSSEF , ME POUPE, MÃO QUERO SER TORTURADA POR ELA NÃO... PAIM , PAIM, AH ELE É DO PT ENTÃO ,EU VOTO EM BRANCO POR FALTA DE CANDIDATOS HONESTOS.
Meu canditado é Paulo Renato Paim,uma pérola rara na política
Vão tentar a "onda".Mulher ou afro-descendente..Mas tem que escrever livros e cursar Harvard.Petralhas fora.
Gosto tb da Dilma mas o Pain é disparadamente melhor.
Como professor mineiro não quero é correr o risco de ter Aécio, pelo amor de Deus !!
Gosto tb da Dilma mas o Pain é disparadamente melhor.
Como professor mineiro não quero é correr o risco de ter Aécio, pelo amor de Deus !!
QUERO VER O QUE O GOVERNO DO PT VAI FAZER COM RELAÇÃO A ENTREGA DO NOSSO TERRITÓRIO,O QUE VOCÊS VAÕ FAZER?
ATIVOS REAIS, NIÓBIO, PLASMA, FUSÃO NUCLEAR, ENERGIA E... RORAIMA.
http://artigosrebeccasantoro.blogspot.com/2008/08/ativos-reais-nibio-plasma-fuso-nuclear.html
A Ministra Dilma Rousself me parece adequadamente preparada para assumir a presidência. Tem competência técnica, boa desenvoltura política e discurso convincente. E parece se dar bem em debates, já que tem facilidade de articular o pensamento de forma improvisada, como fez ao responder de maneira brilhante ao senador Agripino Maia. Já Paulo Paim caiu muito em meu conceito ao desfilar pelo país sua defesa da paridade de reajuste das aposentadorias com o salário mínimo.Que decepção Senador!!! Quem entende de economia sabe que a proposta é populista e de conseqüência funesta para os mais necessitados. A única maneira de continuar elevando o poder de compra do salário mínimo até que ele alcance o nível constitucionalmente estabelecido é desvinculá-lo de qualquer outra remuneração. Como podemos esperar que o salário mínimo alcance um patamar razoável se aumentarmos todas as aposentadorias e pensões na mesma proporção??? Acaso alguém acha factível que a União pague, por exemplo, R$18.000,00 a todos aqueles que hoje ganhem o equivalente a 6 salários mínimos quando o SM estiver em R$3.000,00 ??????? O Governo Lula tem aumentado o salário mínimo bem acima da inflação todos os anos desde que assumiu o primeiro mandato. Isto obviamente não seria possível se o reajuste do SM fosse vinculado aos benefícios da previdência. Alem do que, com o reajuste idêntico para as aposentadorias e pensões, que representam expressiva massa da renda nacional, o mercado imediatamente reagiria com a velha e conhecida inflação, método sempre eficaz de transferência de renda dos pobres para o capital. Por isso, entre Dilma e Paulo Paim, não tenho dúvida, É DILMA!!!!
Beto Carlos
REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !
Viva! Chàvez! Viva Che!Viva! Simon Bolívar! Viva! Zumbi!
Movimento Chàvista Brasileiro
Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada à elite mundial é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criaram-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndios descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosa quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história dos nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Osvaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam. Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma,Rafael Correa, Fernando Lugo não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Osvaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados.
O.N.N.QUILOMBO –FUNDAÇÃO 20/11/1970
quilombonnq@bol.com.br
Postar um comentário