terça-feira, 27 de janeiro de 2009

DOIS CAMINHOS DIFERENTES PARA A INFORMAÇÃO

Duas mídias dividem as informações no Brasil. Uma, aberta, empenhada em derrubar o presidente da república para sacramentar a república neoliberal em nosso país. A outra, fechada, enclausurada nos blogs, onde parte daquela também viceja. A primeira, formada pela grande imprensa, ocupa os grandes espaços e dirige seus ataques na tentativa de desestabilizar a figura do presidente, ainda rejeitado pela elite de nosso país. A segunda, formada por jornalistas cujas idéias não são acatadas pela grande mídia aberta. A primeira distorce ou esconde a verdade de seus ouvintes, telespectadores ou leitores porque, para o propósito a que se destina, não convém repassar uma informação correta. Isso atingiria o cliente de um modo não satisfatório, e o faria mudar o foco do propósito.
A segunda está sempre procurando a raiz da informação, digerindo as intenções e repassando ao freqüentador do blog o verdadeiro objetivo da noticia veiculada. E mais, apontando o destino e a motivação da mesma. E com que intenção aquela informação veicula. Para situar o modo como as notícias são veiculadas nas duas mídias: mídia aberta (jornais, revistas, rádio e televisão), e a ainda fechada (blogs), observemos o comportamento das duas no episódio do grampo telefônico em que foram envolvidos o presidente do supremo tribunal federal Gilmar Mendes e o senador do PFL (DEM) Demóstenes Torres.
As informações da mídia aberta já são do conhecimento de todo o Brasil, de que houve um grampo, que vivemos numa republica policialesca, que o presidente do supremo chamou o presidente da republica às falas, que quem fez o grampo foi a ABIN, que a policia federal também faz parte desta grande tramóia contra as autoridades constituídas, etc., etc. Na mídia dos blogs, onde estão grandes jornalistas empenhados em desmontar essa farsa, as informações são corajosamente desmistificadas e questionadas a fim de esclarecer qual a motivação da veiculação daquelas noticias.
Veja, por exemplo, a forma como está sendo tratada no Blog do Paulo Henrique Amorim a matéria sobre o grampo do ministro e o senador. Leiam as matérias da revista Veja depois de digeridas pela lente perscrutadora de um jornalista criterioso, no Blog de Luis Nassif . Daí porque, jornalisticamente, o Brasil está hoje dividido em duas mídias. Uma tentando derrubar um presidente para instalar e transformar o Brasil no último bastião do neoliberalismo. Outra, considerada como bastarda, vai fundo na informação e não deixa dúvidas para quem as lê. Duas mídias. Dois caminhos diferentes da informação. Escrito pelo jornalista e radialista cearense Martins Andrade – Fora Futebol.

6 comentários:

Medeiros disse...

Aqui em casa todos vamos está com a Dilma. A nossa preocupação vai ser a falta de grana para tocar as obras do PAC, já que com os juros de Meirelles o nosso dinheirinho vai todo para os banqueiros. Em cada 1% elles levam R$ 10 bi. É mole? E ninguem dá um jeito nisso!

@bloggerbrasilis disse...

Tudo bem?

O blog tem muita informação interessante sobre o trabalho da ministra Dilma. Postei link no The Blogger (http://luishipolito.wordpress.com). Um abraço e sucesso nessa caminhada!!!

@bloggerbrasilis disse...

Postei link no The Blogger para este artigo.

Sylvia disse...

Me parece que estamos de braços cruzados deixando que Serra/Kassab ocupem lugar de destaque na mídia e não duvido que um se eleja presidente e o outro governador. Nunca fui pessimista, mas depois de ver a Marta perder duas vezes a eleição para a prefeitura de São Paulo, já começo a duvidar que a grande mídia seja desmascarada. O PT não tenta escrever artigos em jornais, nem aparecer em programas de televisão? Não estou entendendo. Estou muito preocupada. Mesmo com toda a aprovação do Lula, o Serra tem conseguido vencer eleições mesmo o PSDB não fazer nada no estado e na cidade de São Paulo. Ser o queridinho da mídia não é pouca coisa, não.

Anselmo Raposo disse...

CaroS Amigos
Gostaria de divulgar a carta do Senador Tião Viana aos Blogueiros do Maranhão

AOS BLOGUEIROS DE SÃO LUÍS
Fico profundamente gratificado pelo gesto dos blogueiros do Jornal Pequeno e de São Luís do Maranhão, reunindo-se para manifestar à sociedade maranhense apoio a minha candidatura à presidência do Senado Federal, como aquela que "atende aos princípios republicanos e democráticos para qualificar as ações" do Congresso Nacional.

minha motivação é buscar o reencontro do Poder Legislativo com a sociedade brasileira. Acredito que o Senado pode resgatar seu papel histórico e atuar como uma instituição contemporânea, realizando a vontade nacional de uma política com ética e voltada para a efetivação de medidas imprescindíveis à modernização do Brasil, como a reforma política e tributária, e a criação de uma agenda ambiental que garante nossa soberania sobre a Amazônia e a sustentabilidade do seu desenvolvimento.

Obrigado pela iniciativa de tão expressivo segmento da inteligência do Maranhão. E que o sucesso da candidatura que represento venha contribuir para o engrandecimento do Poder Legislativo e o resgate da credibilidade da atividade política no nosso País, tão lamentavelmente prejudicada pelas artimanhas das velhas práticas oligárquicas.

Atenciosamente,
Senador Tião Viana
Brasília, 26 de janeiro de 2009

Anônimo disse...

È uma lástima,a campanha difamatória,que uma emissôra de rádio tah fazendo contra o Senador Tião Viana,aqui no Rio Grande do Sul!Que gente desgraçada esta da mídia gaúcha!